A Santa Sé vai prestar, muito em breve, todos os “esclarecimentos necessários” em relação ao escândalo dos abusos sexuais que abalou a Igreja Católica nas últimas semanas, revelou o Conselho de Cardeais, o órgão consultivo criado pelo Papa para o ajudar no governo da Igreja Católica, num comunicado emitido esta segunda-feira.

A informação adiantada pelo Conselho de Cardeais surge pouco depois da divulgação de um relatório sobre abusos sexuais nos Estados Unidos da América e da publicação de uma carta assinada por um antigo embaixador do Vaticano naquele país em que o Papa Francisco é acusado de encobrir suspeitas de abusos por parte de um cardeal norte-americano. Estes motivaram uma profunda divisão no interior da Igreja Católica, que tem sido acusada de responder de forma lenta e ineficaz.

O que é que a Igreja está (mesmo) a fazer para acabar com os abusos sexuais?

O silêncio com que o Papa Francisco tem encarado os últimos acontecimentos também tem sido alvo de duras críticas no seio da Igreja. Na passada segunda-feira, o Sumo Pontífice disse, no Vaticano, que a resposta para quem promove o escândalo e a divisão devia ser o silêncio e a oração. “Com as pessoas que não têm boa vontade, com as pessoas que procuram apenas o escândalo, com quem procura a divisão, com quem procura apenas a destruição, até nas famílias: silêncio. E oração”, disse o Papa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR