Audi

Audi quer que os noruegueses encomendem o e-tron

O e-tron da Audi já está a ser produzido e vai ser revelado no próximo dia 17. Mas a Audi desafia os noruegueses a encomendarem o SUV eléctrico, pagando 2.000€ pela reserva, antes da apresentação.

Autor
  • Observador

A Audi, aproveitando a ‘queda’ que os noruegueses têm para os veículos eléctricos, já está a incentivar a aquisição do novo e-tron, o SUV eléctrico que começou a produzir no princípio de Setembro e que vai apresentar na Califórnia no dia 17 deste mês. Na realidade, trata-se de uma encomenda de olhos fechados, pois não só o produto ainda não foi visto sem camuflagem, como não são ainda conhecidas uma série de especificações técnicas.

Há que ter em conta que o gosto que os condutores da Noruega têm por carros eléctricos tem muito mais a ver com os incentivos fornecidos à sua aquisição e utilização, do que qualquer outro motivo que leve estes nórdicos a preferir motores movidos a electricidade, em vez das potentes unidades a gasolina e a gasóleo. Mas face à popularidade de que têm sido alvo, o Estado norueguês iniciou já um processo gradual de redução de incentivos. E daí que a Audi esteja a recordar os indecisos que se querem o seu SUV eléctrico nas melhores condições financeiras, o melhor é concretizarem a encomenda quanto antes.

Não deixa de ser curioso que um país como a Noruega, que deve o seu nível de vida ao petróleo que extrai do Mar do Norte, com tudo o que isso implica em matéria de poluição, venha depois arvorar-se em grande defensor do ambiente. Afirmam mesmo os políticos locais, a começar pela presidente da câmara de Oslo, a quem foi atribuído o estatuto da cidade mais “verde” da Europa, que são grandes defensores do ambiente por queimarem cada vez menos combustíveis derivados do petróleo. Isto apesar de o exportarem para os países vizinhos, que o queimam como se não houvesse amanhã.

Mas à Audi interessa surfar a onda eléctrica norueguesa, à semelhança dos seus rivais, pois apesar de a Noruega ser um país com um reduzido número de habitantes, tem um dos maiores volumes de vendas de carros eléctricos. O mais interessante é que a possibilidade de encomendar o e-tron não é de agora, uma vez o período de encomendas foi iniciado em Abril de 2017, sempre contra um depósito de 20.000 coroas, cerca de 2.000€, enquanto alguns dos restantes países, como os EUA (onde vai decorrer a apresentação), apenas o podem encomendar a partir do dia da apresentação.

Na troca de informação entre a Audi e os clientes locais, tornou-se igualmente público que o e-tron vai estar equipado com uma bagageira com 600 litros de capacidade e que, ao contrário do Mercedes EQC, mas à semelhança dos Tesla e Jaguar I-Pace, vai usufruir de uma mala à frente, com uma capacidade de 60 litros.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)