O piloto Romano Fenati anunciou esta terça-feira que vai retirar-se do motociclismo. “Terminei no mundo do motociclismo, não vou voltar a correr. Estava enganado, é verdade: peço desculpa a toda a gente”, disse em declarações ao jornal italiano La Repubblica.

“Peço desculpa a todo o mundo do desporto. Esta manhã, com a cabeça fresca. desejei que tivesse tudo sido um pesadelo”, cita o The Independent. “As críticas estão corretas e eu compreendo o ressentimento em relação a mim. Quero pedir desculpa a toda a gente que acreditou em mim e a todos os que se sentiram magoados pelas minhas ações.”

O piloto garantiu que já estava a pensar em abandonar a modalidade devido a criticas de que tinha sido alvo anteriormente. Explicou ainda que o seu contrato com a equipa, Marinelli Snipers, continha uma cláusula que permitia que abandonasse as corridas a qualquer momento.

Entretanto, o Tribunal da Federação Italiana de Motociclismo (FIM) retirou esta terça-feira a licença de Fenati por ter acionado o travão dianteiro da moto de um concorrente para a fazer desacelerar, no Grande Prémio de San Marino de Moto2.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Considerada a gravidade do gesto, o requerimento do Ministério Público Federal foi totalmente acolhido e o Tribunal Federal decidiu suspender Romano Fenati de todas as atividades desportivas e federais e retirar-lhe a licença de piloto”, informou a FIM em comunicado. O Tribunal também solicitou uma audiência na próxima sexta-feira, 14 de setembro, com Fenati, que “tem o direito de receber apoio legal”.

https://www.youtube.com/watch?v=Eq-1-75cOSA

O grave gesto antidesportivo de Fenati aconteceu no último domingo, numa fase da corrida em que procurava ultrapassar o seu compatriota Stefano Manzi. Fenati acionou o travão da moto em que seguia Manzi a cerca de 220 quilómetros hora, o que podia ter resultado num acidente grave.

O corredor justificou a atitude ao acusar o adversário de ter tomado atitudes ao longo da corrida que também puseram a sua vida em perigo. “A última vez que ele me tinha feito algo do género foi 500 metros [antes do incidente]. Depois pensei: ‘agora eu faço o mesmo, vou mostrar-te que também sei ser mau e talvez tu percebas finalmente o que é que isso significa'”, disse o piloto. “Infelizmente tenho uma personalidade impulsiva, mas a minha intenção não era certamente magoar outro piloto como eu, mas queria fazê-lo perceber que o que ele estava a fazer era perigoso”, garantiu.

O incidente levou os organizadores da MotoGP a bani-lo de duas corridas. Também a sua equipa, a ‘Marinelli Snipers’, a rescindir unilateralmente o contrato com o piloto. “Podemos informar que a ‘Marinelli Snipers’ rescindiu contrato com o piloto Romano Fenati pela sua conduta antidesportiva, inqualificável, perigosa e negativa para a imagem de todos”, afirmou o assessor da equipa, Stefano Bedon.

Além disso, o fabricante ‘MV Agusta’ anunciou, também, que pretende anular o acordo que tinha assinado recentemente com Fenati para a próxima temporada. “Ele [Romano Fenati] não representa os verdadeiros valores da nossa empresa”, escreveu o proprietário da marca, o italiano Giovanni Castiglioni, numa rede social.