O presidente do Nápoles, Aurelio de Laurentiis, está decidido a abandonar o estádio San Paolo, casa do clube napolitano desde 1959, e, para tal, mostra-se mesmo disposto a construir um recinto novo do seu próprio bolso. Enquanto tal não acontece, o líder do Nápoles tem uma solução alternativa para os encontros da Liga dos Campeões e até já enviou o pedido oficial para a UEFA: jogar no estádio San Nicola, em Bari, a quase 300 quilómetros de distância. “Pago mil autocarros para levar os adeptos”, garante.

Na origem desta decisão está um conflito entre Nápoles e o estado de San Paolo, que dá nome à casa do clube italiano. Há muito tempo que Aurelio de Laurentiis exige melhorias no estádio, algo que não aconteceu. “Estou farto de dizer que o San Paolo está a cair aos bocados e os responsáveis não fazem o que podem. Em vez de o melhorarem, o estádio está a ficar cada vez mais parecido com uma casa de banho”, atirou De Laurentiis, em declarações à Radio Kiss Kiss Napoli, no início de agosto.

O San Paolo é a casa do Nápoles desde 1959, tem capacidade para mais de 60 mil pessoas, mas não reúne as condições pretendidas por De Laurentiis (Créditos: Getty Images)

Agora, com a Liga dos Campeões à porta, o presidente napolitano voltou à carga e, em entrevista ao Corriero dello Sport, referiu-se ao recinto como “uma sanita” e não foi de modas: “Para mim, é um ponto negativo termos algo assim, tira-nos credibilidade internacional. É uma vergonha e, por essa razão, digo basta. Não quero mais controvérsias, por isso vou construir o meu próprio estádio, ponto final. Não podemos continuar assim”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A construção vai demorar dois anos”, adiantou Aurelio de Laurentiis, garantindo que “se metemos o dinheiro e temos um terreno”, ninguém se poderá opor à construção do recinto.

Ora, enquanto o homem sonha mas a obra não nasce, o Nápoles terá de utilizar uma solução de recurso e De Laurentiis já escolheu qual. “Pedi à UEFA para jogarmos os encontros da Liga dos Campeões em Bari, comigo a suportar os custos de mil autocarros para que os napolitanos possam assistir aos jogos no San Nicola”, explicou.

A quase 300 quilómetros de Nápoles, o San Nicola é a casa do Bari FC e foi construído para o Mundial 1990 (Créditos: Getty Images)

“Quando vi o San Nicola pela primeira vez, percebi que era um senhor estádio. Foi deixado um pouco ao descuido, mas comparando-o com o San Paolo… Quem o desenhou foi um tal de Renzo Piano [arquiteto italiano de renome] e não é como o nosso. Alguns jogadores, quando viram o San Nicola pela primeira vez, já não queriam voltar para Nápoles”, afirmou Aurelio de Laurentiis.

O San Paolo, casa da formação napolitana até ao momento, foi inaugurado em 1959, tem capacidade para 60.240 espetadores e contou com um Nápoles 2-1 Juventus como jogo de abertura. O San Nicola, construído em 1990 por ocasião do Mundial realizado em terras italianas e estádio do Bari FC, estreou-se com um União Soviética 0-2 Roménia e tem capacidade para 58.270 pessoas.