Cabeça redonda, focinho curto, orelhas triangulares e cauda espessa. O novo habitante do Jardim Zoológico de Lisboa nasceu no dia 11 de junho e vai ser apresentado no próximo sábado, dia 15 de setembro. É um panda-vermelho (ailurus fulgens), uma espécie classificada como estando “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, e que chega ao zoo precisamente no dia em que se assinala a sua preservação.

O panda-vermelho é característico das florestas de bambu e tropicais em altitude da região dos Himalaias e Sul da China, sendo a sua principal ameaça a diminuição do habitat, a caça e a consanguinidade, uma consequência da fragmentação do seu ecossistema. A sua vinda para o Jardim Zoológico de Lisboa está integrada na participação no Programa Europeu de Reprodução (EEP) desta espécie.

O novo inquilino do Zoo, segundo a ficha presente no site da instituição, é uma espécie tímida e territorial, que descansa em ramos de árvore, onde se apoia apenas com o corpo, deixando as patas suspensas. A sua reprodução é bastante complexa, uma vez que os machos e fêmeas se encontram para acasalar apenas num espaço de tempo limitado e compreendido entre janeiro e março. A fêmea só está recetiva uma vez por ano, durante um período de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula. A responsabilidade das crias é inteiramente da progenitora.

Este sábado, há um programa especial para receber a nova cria. Primeiro, durante a manhã, será feita uma “Animal Talk” sobre a espécie. À tarde, os educadores do zoo vão andar de bicicleta elétrica a falar com todos os visitantes sobre as curiosidades do panda-vermelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR