Os britânicos continuam apostados em melhorar a qualidade do ar que respiram e contam com os veículos eléctricos, alimentados por baterias, para o conseguir. Além da série de ideias que têm materializado nos últimos meses, vêm agora os responsáveis pelo Ministério dos Transportes local anunciar que vão realizar uma consulta popular em relação à criação de matrículas especiais para veículos “verdes”.

A ideia de aplicar matrículas diferenciadas nos automóveis eléctricos não é nova, sendo já utilizada em países como a Noruega e o Canadá. Para o Governo inglês, as novas placas identificadoras, além de chamar a atenção para o veículo de reduzidas emissões, destinam-se sobretudo a permitir às autoridades locais facilitar a tarefa de lhes conferir vantagens em relação aos restantes veículos. Estas podem ir de estacionamento mais barato ou gratuito, passando pela possibilidade de circular pelas faixas dos transportes públicos e pela permissão de estacionar nas zonas específicas para carros eléctricos, até à redução do preço a pagar nas portagens.

A consulta popular que está em curso permite optar por uma das várias soluções, que passam por adoptar matrículas em fundo verde, na opção mais radical, ou apenas uma moldura ou um símbolo visível, igualmente verde, nas matrículas actuais.

Independentemente da solução encontrada, os ingleses já perceberam que só com incentivos deste tipo – ou outros – será possível convencer os condutores a trocar a compra do seu próximo carro com motor a combustão, por outro eléctrico, ou híbrido plug-in. Apesar das vantagens que estes últimos oferecem serem mínimas, face aos 100% eléctricos, tornando difícil para as autoridades controlar se o veículo circula impulsionado pelo motor eléctrico ou a combustível fóssil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR