Dezenas de quarteirões urbanos a norte da cidade de Boston, nos Estados Unidos da América, foram abalados esta quinta-feira por explosões nas condutas de gás que provocaram incêndios e levaram à evacuação de vários bairros de três localidades do estado de Massachusetts — Lawrence, Andover e North Andover, que têm, no total, mais de 146 mil habitantes.

Pelo menos dez pessoas foram hospitalizadas, duas em estado crítico. Há um bombeiro entre os feridos e as autoridades confirmaram a existência de uma vítima mortal. Leonel Rondon, de 18 anos, morreu depois de uma explosão ter feito cair uma chaminé em cima do seu carro. Rondon, que vivia em Lawrence, ainda foi transportado para o hospital, mas acabou por morrer, refere a CNN.

Durante a noite de quinta-feira, a polícia recebeu entre 60 a 100 queixas de incêndios, explosões e relatos de um cheiro intenso a gás em Lawrence, North Andover e Andover. O chefe da polícia de Methuen, Joseph Solomon, disse ao Western Massachusetts News que os fogos tinham alastrado de tal forma que nem se conseguia ver o céu. A mesma fonte adiantou, citada pelo USA Today, que arderam entre 20 a 25 casas só na zona de Lawrence. Em Andover, foram combatidos 35 fogos.

Apesar destes dados iniciais, ainda não se sabe ao certo qual a extensão dos danos provocados.

“Tem sido esmagador”, admitiu o chefe dos bombeiros de Andover, Michael B. Mansfield. “Sou bombeiro há 39 anos e nunca vi nada como isto… Parecia o Armagedão, parecia mesmo”, disse aos jornalistas. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo menos oito mil clientes da empresa Columbia Gas, na região de Merrimack, tiveram de abandonar as as suas residências depois de autoridades terem apelado à evacuação, indicando que a distribuidora deveria reduzir a pressão das linhas de gás, demorando, no entanto, “algum tempo” a encerrar completamente todo o sistema.

Entretanto, a National Grid anunciou que planeava contar todo o fornecimento de gás para evitar mais explosões, refere o The Washington Post. Numa conferência de imprensa, o presidente da câmara de Lawrence, Dan Rivera, apelou aos habitantes se refugiassem a “norte do rio” Merrimach, sem porém adiantar quando é que podiam regressar a casa. Também em North Andover foi pedido a todas as pessoas com gás em casa que saíssem das suas residências “até nova ordem”.

A eletricidade também tem estado a ser desligada em Lawrence, Andover e North Andover e, segundo a CNN, já há cerca de 18 mil clientes sem luz elétrica. Quatro linhas de comboio entre Boston e Maine tiveram de ser canceladas, e os passageiros estão a ser transportados de autocarro. Foi pedido aos funcionários públicos e a todos aqueles que não trabalham para os serviços de emergência que não fossem trabalhar esta sexta-feira em Lawrence, Andover e North Andover.

Ainda é demasiado cedo para avançar com possíveis causas do incidente, mas a imprensa local deu conta de que se terá tratado da rotura de uma conduta de gás. A primeira explosão, noticiou a WBZ News, terá sido provocada por um excesso de pressão.