Sete concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Leiria apresentam um risco máximo de incêndio para esta quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). São estes os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha (Santarém), Gavião (Portalegre), Vila de Rei (Castelo Branco), Lousã (Coimbra) e Alvaiázere (Leiria). O IPMA colocou vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral, em especial da região Centro e do sotavento algarvio, dissipando essa nebulosidade durante a manhã. Já durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no sotavento algarvio.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado a partir do início da tarde, de noroeste, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas e, de sudoeste, na costa sul do Algarve. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e do sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 36 (em Évora).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR