Condução Autónoma

A Volvo apresentou um camião sem condutor. Mesmo!

371

Autónomo, o que significa poder deslocar-se sem condutor, o mais recente camião da Volvo nem tem cabina. Pode rebocar qualquer coisa até 32 toneladas e a marca sueca baptizou-o com nome de mulher.

O objectivo não é, pelo menos para já, colocar a Vera – assim se chama o tractor de semi-reboque da Volvo –, a circular em estrada aberta, forçando-a a lidar com o trânsito e a confusão que sempre caracteriza as vias rodoviárias. Apenas porque não só estas não estão preparadas para o veículo, como este não está ainda em condições de as enfrentar.

Para já, a Vera vai mostrar serviço em portos e armazéns de logística, podendo deslocar contentores de um lado para o outro, segundo o vice-presidente da soluções autónomas na Volvo, Mikael Karlsson. Ainda de acordo com este quadro sueco, “a camionagem continuará a cargo de condutores de carne e osso durante muitos anos, mas este tipo de veículos sem condutor, em breve, estará ao serviço em áreas limitadas”.

A Vera foi apresentada em Berlim, é 100% eléctrica e monta um motor de 185 kW (cerca de 252 cv), o que é muito para um carro, mas mal dá para “aquecer” quando se puxam 32 toneladas. Contudo, para funcionar apenas em zonas planas, sem fazer ruído ou poluir, tem o seu potencial.

A alimentar a Vera estão baterias de iões de lítio, cuja capacidade pode oscilar entre 100 e 300 kWh, consoante as necessidades do cliente, garantindo no máximo 300 km de autonomia. Preços ainda não há, mas é tudo uma questão de tempo.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
PSD

Ao centro, o PSD não ganhará eleições /premium

João Marques de Almeida

Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS

Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)