O Papa Francisco poderá visitar Moçambique no próximo ano em resposta a um convite formulado esta quinta-feira no Vaticano pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, noticiou a Rádio Moçambique.

O papa respondeu positivamente ao convite de Filipe Nyusi, na presença dos jornalistas, no final de um encontro de cerca de 20 minutos, que os dois líderes mantiveram na Biblioteca do Papa no Vaticano. O canal privado STV adianta que, na sua resposta, Francisco afirmou que, se ainda tiver vida, “certamente” que vai visitar Moçambique.

O Presidente moçambicano mostrou-se satisfeito com a resposta do papa Francisco. “Felizmente tivemos resposta favorável”, anunciou Filipe Nyusi, num discurso à comunidade moçambicana na capital italiana, transmitido pela televisão moçambicana.

No encontro após ter-se reunido com o papa, Nyusi explicou que o convite foi feito enquanto oferecia um quadro com uma pintura. Trata-se do “retrato de uma menina a escrever uma carta a convidar o papa a visitar Moçambique”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta, “o papa pediu-me para nós todos rezarmos para que ele tenha saúde, para que no próximo ano possa visitar o nosso país”, explicou, salientando que a decisão foi também confirmada aos jornalistas, no final de um encontro de cerca de 20 minutos, que os dois líderes mantiveram na biblioteca papal, no Vaticano.

Católico, Filipe Nyusi convidou o líder da igreja católica a visitar Moçambique num momento em que grupos associados ao extremismo religioso islâmico têm feito ataques no norte do país. Em 2014, Moçambique passou a contar com dois cardeais, com a elevação de Júlio Langa, arcebispo emérito de Xai-Xai, ao colégio cardinalício.

Filipe Nyusi termina esta quinta-feira uma visita de dois dias ao Vaticano, onde se reuniu com dirigentes da Igreja Católica locais para agradecer o apoio nos esforços de manutenção de paz em Moçambique e em projetos de desenvolvimento social e económico.