Nos dias que correm, todos os fabricantes de veículos de duas rodas estão a desenvolver sistemas que permitam à moto circular sozinha e sem condutor. Sobretudo para desenvolver soluções tecnológicas que ajudem o condutor a não cair, quando este não possuir a devida experiência ou equilíbrio. Depois da Yamaha ter apresentado o Motobot, que ousou rivalizar com o grande Valentino Rossi, eis que a BMW apresenta a sua interpretação da moto autónoma.

Para a ‘gallina vecchia’, bater um robô é canja

O projecto está em fase de desenvolvimento há mais de dois anos, com o objectivo de criar motos mais fáceis de conduzir para quem tem falta de prática ou nunca se sentou num destes meios de transportes. O fabricante alemão não é o primeiro – nem o último – a recorrer a esta tecnologia, uma vez que a mobilidade urbana do futuro passa também pelos veículos de duas rodas, com que nem todos os condutores de quatro rodas estão familiarizados.

A possibilidade de oferecer uma moto que se mantenha de pé, mesmo quando o condutor, por inexperiência ou qualquer outra razão, corre o risco de cair, parece ser o caminho para democratizar as duas rodas, tornando-as acessíveis a quem nunca utilizou uma “coisa” destas quando era mais novo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR