A BMW, que já anunciou estar a aprontar o SUV iX3 para 2020, está igualmente a preparar um digno topo de gama com filosofia crossover para 2021. E, para testar as reacções do público, preparou um protótipo, o iNext, que planeava revelar, com a devida pompa e circunstância, em local apropriado. Porém, a estratégia saiu gorada, pois as fotos do concept car foram reveladas na Internet.

Se esta fuga pode ser vista como um transtorno para a BMW, para os fãs da marca é um ‘doce’, pois assim podem ver como será o “irmão mais velho” do iX3. A frente impressiona, com destaque para a grelha de duplo rim ‘aberto’, típica da marca para os veículos eléctricos. E as suas formas, ainda que mais estilizadas, servem igualmente para os vidros laterais.

Por dentro, salta à vista a enorme superfície vidrada e os imensos ecrãs digitais, com o tecto panorâmico em vidro a reforçar a luminosidade a bordo. E, segundo a BMW, o iNext na versão definitiva deverá oferecer condução autónoma, pelo menos o que estiver disponível na altura.

Em matéria de motorizações, a BMW ainda continua a esconder o jogo, mas vai deixando cair algumas informações em relação à bateria. Serão modulares – e muito provavelmente geríveis over the air a pedido do clientes, que mediante um pagamento adicional podem conseguir mais capacidade –, podendo oscilar entre 60 e 120 kWh, o que permitirá ao modelo uma autonomia de até 700 km. Sem que se saiba se é segundo a norma NEDC, ou WLTP, com a primeira a servir de muito pouco para um modelo que só vamos ver dentro de três anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR