Os automóveis novos podem ser “comprados” a pronto, a crédito, por aluguer operacional ou de longa duração e renting, sendo que em alguns destes casos manter a propriedade do veículo no final do contrato não é uma obrigação. Mas os fabricantes sentem que, no futuro, a necessidade de chamar a si a propriedade vai ser cada vez menor, prevendo que aconteça com os particulares o que já acontece com as empresas.

É por isso que a Porsche, à semelhança de outros construtores alemães, lançou dois novos programas de assinatura, em que por uma quantia mensal, os clientes têm o direito de utilizar um Porsche a seu gosto durante um determinado período de tempo. Os dois novos programas são uma evolução do Porsche Passport, que a marca lançou em 2017 em Atlanta, nos EUA, cidade onde passam a estar disponíveis o Porsche Drive e o Porsche Host. E mesmo que o cliente não adquira um dos novos modelos, as empresas que exploram estes programas comprarão, para depois os colocar à disposição dos interessados.

Com o Porsche Drive, a oferta pode variar entre o aluguer por algumas horas e um dia, podendo depois estender-se por semanas ou meses. Os veículos são entregues por um especialista em qualquer local, dentro da área metropolitana, podendo o aluguer ser realizado online ou através do telefone. Por 269 dólares (231€), o cliente pode ter um Macan, um 718 Cayman ou um Boxster à sua disposição durante quatro horas. E se pretender andar de 911 durante uma semana, então a conta sobe para 2.909$ (2.500€).

O Porsche Host é proposto em colaboração com a car-sharing Turo, maioritariamente na Califórnia. Em Los Angeles e São Francisco, uma frota de modelos da marca alemã circula nas mãos de condutores da Turo, seus proprietários, que os colocam ao dispor dos passageiros que queiram aderir a um serviço que os transporta de Porsche.

Ambos os programas, Drive e Host, vão arrancar a 8 de Outubro, não estando prevista a oferta de nada similar na Europa.

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