A tempestade tropical Helene passou pelos Açores durante a madrugada de domingo, mas não deixou marcas profundas. Ao longo do dia prevê-se uma melhoria gradual do estado do tempo. Segunda-feira, com a chegada da tempestade tropical Joyce, prevê-se um aumento da precipitação.

A Proteção Civil registou 10 ocorrências durante a madrugada, nos Açores, relacionadas, sobretudo, com a queda de árvores. Também há registo da queda da vedação do aeroporto na ilha das Flores. “A noite foi agitada, não foi completamente calma, mas muito abaixo daquilo que estava previsto inicialmente”, disse Carlos Neves, da Proteção Civil dos Açores.

A tempestade provocou, no entanto, inundações em algumas salas de aula da escola de Santa Cruz das Flores, que terá assim de manter-se encerrada nesta segunda-feira. Em comunicado, a Secretaria Regional da Educação e da Cultura explicou que o mau tempo provocou inundações em “algumas salas de aulas”, onde vinham a decorrer trabalhos ao nível das coberturas, o que “inviabiliza igualmente a imediata lecionação”.

De acordo com o Governo Regional dos Açores, naquele estabelecimento de ensino está a decorrer uma intervenção no valor de 565 mil euros e com um prazo de execução de sete meses, que obteve visto do Tribunal de Contas em finais de junho. “Esta intervenção, que visa colmatar as deficiências existentes no edifício, inclui reparação de fissuras, pintura do edifício, retirada de parte da cobertura de fibrocimento, impermeabilização de zonas de infiltração e substituição ou reparação de vedações degradadas pelo efeito próximo do mar”, explicou a tutela este domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a passagem da tempestade Helene, as rajadas de vento chegaram aos 100 quilómetros por hora. Durante a tarde de domingo, o vento será moderado, com uma velocidade de 20 a 30 quilómetros por hora, disse Patrícia Navarro, meteorologista no Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Também na agitação marítima haverá uma melhoria gradual das condições. As ondas que chegaram aos 18 metros, vão ficar agora pelos dois ou três metros.

Apesar da melhoria gradual das condições meteorológicas, o aviso amarelo vai manter-se até ao início da tarde, principalmente por causa da chuva.

Tempestade Helene poderá afetar continente, mas só sob a forma de agitação marítima

A tempestade tropical Joyce, que passará no arquipélago na segunda-feira, vai trazer nebulosidade e precipitação dentro do normal para as ilhas do grupo oriental. Na ilha de Santa Maria, a precipitação pode ser pontualmente forte.

Helene, que já deixou os Açores pelo nordeste do território, segue em direção às ilhas britânicas, mas quando lá chegar já deixou de ser uma tempestade tropical. Para as ilhas britânicas, Helene vai levar chuva e vento, mas também temperaturas um pouco mais quentes.

Artigo atualizado às 20h10 com o encerramento da escola de Santa Cruz das Flores