Luís Saraiva, do Sporting de Braga, correu este domingo pela primeira vez a meia maratona do Porto, acabando por ser o melhor português, no 13.º lugar, com a marca de 1:07.23 horas.

“Para esta altura da época penso que fiz uma boa marca”, disse à agência Lusa o primeiro atleta não africano a cortar a meta na prova organizada no Porto.

Confessando “não ter noção da marca que podia fazer”, pois foi a “primeira vez” que cumpriu o percurso junto ao rio Douro e “não sabia com o que podia contar”, o atleta do Sporting de Braga contava fazer um tempo próximo do recorde pessoal (1.07:26 horas).

“O percurso não é totalmente plano, tem zonas de empedrado que desgasta um pouco mais a nível físico e uma ou outra rampa que apesar de não ser muito acentuada também contribui para isso”, descreveu o atleta português após cortar a meta.

Entre as mulheres, Susana Godinho, do Sporting, foi a primeira portuguesa a cortar a meta, no sétimo lugar, com o tempo de 1.18:47 horas, resultado que a deixou contente.

“A prova decorreu melhor do que esperava. Vim com o objetivo de fazer um treino rápido e consegui andar mais rápido do que queria e até bati o meu recorde pessoal, que já tinha quatro anos”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Salientando correr com “mais frequência provas de 10 quilómetros”, a atleta ‘leonina’, afirmou que a prova, por isso, “correu bem”.

“O meu objetivo hoje era fazer 1:19 ou 1:20 horas, pelo que tendo conseguido fazer 1:18 estou contente”, justificou Susana Godinho, depois de uma prova que disse ser “bastante rápida” e num dia em que “o tempo também ajudou”.

Mike Kiptum Boit, com 1:00:53 horas, e Susan Kipsang Jeptoo, com 1:11.06, ambos do Quénia, venceram as provas masculina e feminina.