Um incêndio num prédio de sete andares no Pragal, no concelho de Almada, provocou este domingo 18 feridos, um deles em estado grave, e obrigou à retirada de 30 pessoas. O fogo já foi dado como extinto, e não chegou a colocar em risco os edifícios contíguos.

O incêndio começou pelas 9h16 e teve origem numa fração do terceiro andar do n.º 2 da Rua de São Domingos, perto da estação de comboios do Pragal, obrigando à evacuação de todos os habitantes do edifício. Foi dado como controlado perto de uma hora depois, tendo os bombeiros levado a cabo operações de ventilação do edifício.

Dos 18 feridos, dez foram assistidos no local e oito tiveram de ser transportados para o hospital devido à inalação de fumo, confirmou ao Observador Jorge Delgado, segundo comandante do Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada. Uma das vítimas, um jovem de 17 anos, está em estado grave. O rapaz foi encontrado na casa onde deflagrou o fogo em paragem cardiorrespiratória e foi reanimado. Está neste momento internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com queimaduras nas vias respiratórias, sendo o prognóstico muito reservado.

Família que vivia na casa onde deflagrou o fogo ficou desalojada

A casa onde a vítima vivia com a mãe e o irmão ficou “sem condições de habitabilidade”, disse à Agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal. A família, temporariamente desalojada, terá de ficar em casa de familiares.

Para combater o incêndio estiveram no local 33 operacionais do corpo de bombeiros de Almada e de Cacilhas, juntamente com PSP de Almada, o serviço de proteção civil da Câmara Municipal de Almada e o INEM. As causas ainda não foram apuradas. Os bombeiros aguardam a chegada da Polícia Judiciária que tomará conta da ocorrência e irá investigar o que esteve na origem do fogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR