Tem 36 anos e é uma das atrizes mais famosas da China, com participações em produções internacionais como a saga “X-Men” e campanhas publicitárias para marcas como a Cartier e a Louis Vuitton, mas desde junho que ninguém sabe dela. Fan Bingbing tinha sido recentemente escolhida para participar no filme “355” e contracenar com as atrizes Jessica Chastain, Lupita Nyong’o e Penelope Cruz, mas tem estado incontactável desde então, conta a CNN.

Presença regular em eventos mediáticos, há três meses que Fan Bingbing não faz uma aparição pública, coincidindo com o momento em que foi acusada por um apresentador televisivo de fugir aos impostos. Segundo um artigo publicado a 6 de setembro pelo Securities Dailyon, a atriz estaria “sob custódia estatal e prestes a receber um julgamento legal”, mas a notícia foi entretanto apagada do site da publicação.

As autoridades chinesas não se manifestaram sobre o desaparecimento de Bingbing, mas é sabido que, na China, as celebridades devem manter uma perfil publico inofensivo, para que caiam nas boas graças do governo. Em 2011, o artista chinês Ai Weiwei também desapareceu durante três meses e soube-se, mais tarde, que tinha sido detido e entretanto libertado, depois de assinar uma confissão relacionada com crimes de evasão fiscal.

A acusação de fuga aos impostos surgiu na sequência de um contrato assinado por Bingbing para uma produção chinesa.  Segundo o tabloide Global Times, a atriz terá assinado dois contratos para o mesmo filme: um no qual recebia 10 milhões de yuan (cerca de 1,25 milhões de euros) e outro no qual receberia para 50 milhões de yuan (6,26 milhões de euros). O contrato com o valor mais baixo seria para apresentar ao fisco e o outro será com o valor real. São os chamados “contratos yin-yang”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O apresentado chinês Cui Yongyuan chegou a pedir desculpa a Bingbing, quando a sua equipa reagiu às acusações de forma “furiosa”, conta a CNN. O que é certo é que a atriz não é vista em público desde então.

https://observador.pt/videos/atualidade/onde-esta-uma-das-maiores-estrelas-da-china-ninguem-sabe-de-fan-bingbing/

Jonathan Landreth, antiga correspondente da Hollywood Reporter na Asia, disse à CNN que é possível que o Partido Comunista Chinês considere que, ao colocar um holofote na evasão fiscal de celebridades, acabe por desviar a atenção dos esquemas de corrupção que podem existir no executivo. Há muito que é sabido que o partido tem uma relação desconfortável com as celebridades do país, porque quer que elas divulguem “energia positiva” na Internet.

O ciberanalista australiano Fergus Ryan disse à CNN que a explicação para o desaparecimento de Bingbing era muito simples: “Possivelmente, ela fez algo errado… Acho que as provas foram postas cá fora, para que toda a gente as visse, colocando as autoridades chineses na posição de terem de enfrentá-la”, disse.