Setembro é o mês em que dizemos adeus ao verão, o mês em que a grande maioria das pessoas diz adeus às férias e ainda o mês em que começamos a dizer adeus ao ano em que ainda estamos, por parecer que daqui até ao réveillon é só um saltinho. Mas setembro não é só um mês de despedidas. É um mês de boas vindas, de recomeços e arranques. Para os adeptos de futebol, pelo menos. Setembro é o mês em que os jogos quase pré-época de agosto dão lugar aos encontros mais competitivos, já com todos os reforços a postos e com as equipas com os pés assentes na terra. E mais do que isso, setembro é o mês em que a Liga dos Campeões deixa de ser playoffs e eliminatórias e passa a ser fase de grupos, Real Madrid e Juventus, Ronaldo e Messi, Guardiola e Mourinho. Para os adeptos de futebol, setembro é o mês de dizer olá.

A fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/2019 arranca esta terça-feira e estende-se até quarta-feira, como é costume. O campeão FC Porto é o primeiro a entrar em campo e o Benfica joga no dia seguinte: os azuis e brancos regressam a Gelsenkirchen, onde venceram o troféu em 2004, e os encarnados recebem na Luz o Bayern, que quer quebrar o enguiço e acabar com a série de cinco anos consecutivos a ser eliminado por equipas espanholas. 32 equipas voltam a lutar pela maior e mais prestigiante competição de clubes na Europa e trazem de volta as mágicas noites europeias — mas nem tudo está igual.

Mais dinheiro, mais substituições, mais jogadores e novo horário

Fase de grupos, oitavos de final, quartos de final, meias e final. O esquema é o mesmo, mas o valor de cada ramo da árvore é diferente — e mais alto. A UEFA anunciou, em junho, um acréscimo significativo na verba a distribuir pelos clubes participantes na Liga dos Campeões, que vai chegar aos 1,9 mil milhões de euros na época de 2018/19 (o crescimento é de perto de um terço, já que na temporada passada o valor foi de 1,4 mil milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo as novas regras, cada vitória vale 2,7 milhões de euros e cada empate representa um encaixe de 900 mil euros. Em caso de passagem aos oitavos de final, o clube recebe 9,5 milhões. Um valor que sobe para os 10,5 milhões, em caso de passagem aos quartos, para 12,5 milhões nas meias e 15 milhões em caso de apuramento para a final. O clube que vencer a Liga dos Campeões em maio de 2019 vai ainda ver 19 milhões de euros a entrar pelos cofres. Todos estes valores têm de ser somados, obviamente, aos 15,25 milhões de euros que cada emblema já recebeu por se ter apurado para a fase de grupos da competição.

O Real Madrid venceu o Liverpool na final da Liga dos Campeões no passado mês de maio

Em 2018/2019 vai ser igualmente introduzido um ranking, que tem por base o desempenho ao longo de um período de 10 anos, para distribuir um montante total de 585,05 milhões de euros divididos em “parcelas de coeficiente”. Cada parcela tem um valor de 1,108 milhões de euros: o clube pior posicionado entre os participantes receberá uma parcela e depois uma parcela será adicionada por cada lugar acima no ranking – o clube mais bem posicionado vai receber 32 parcelas (35,46 milhões de euros). Isto significa que o Real Madrid – clube que liderará o ranking – recebe à cabeça mais de 50 milhões de euros, entre a verba do seu coeficiente e a fase de grupos.

Esta edição da Liga dos Campeões traz ainda várias alterações de fundo nas regras da competição. O pacote de cinco mudanças — que foi anunciado pela UEFA em março e que se estende à Liga Europa e à Supertaça Europeia — já estreou uma das medidas ainda durante os playoffs: os novos horários. A temporada 2018/2019 marca o final das dezanove e quarenta e cinco a que já nos tínhamos habituado e agora todos os jogos da Liga dos Campeões vão começar às 20h, hora portuguesa. Só existe uma exceção: durante a fase de grupos, duas das partidas jogadas à terça-feira e outras duas jogadas à quarta-feira vão arrancar às 17h55. Na última jornada da fase de grupos, todos os jogos começam simultaneamente.

Liga dos Campeões. Acabam-se os jogos às 19h45 e será permitida quarta substituição no prolongamento

Outra das novidades só vai arrancar já depois da fase de grupos. A partir desta temporada, já na fase final, as equipas vão poder inscrever na Liga dos Campeões e na Liga Europa três novos jogadores “sem restrições”. Ou seja, os jogadores contratados durante a janela de transferências de inverno que já alinharam nas competições europeias por outro clube vão poder jogar pelo novo emblema. Se já assim fosse, o Barcelona poderia ter contado com Philippe Coutinho nas eliminatórias europeias da temporada passada.

As regras da Liga dos Campeões vão também incluir uma substituição adicional – a quarta substituição, a acontecer, só poderá ser feita durante um eventual prolongamento de uma eliminatória. Por fim, as equipas que chegarem à final da Champions (assim como da Liga Europa), vão poder convocar 23 jogadores para o jogo decisivo: mais cinco do que os 18 que podiam integrar a convocatória até agora.

O regresso do FC Porto ao palco do sonho tornado realidade

Carlos Alberto, Deco, Alenichev. Estes três nomes alinhados ainda provocam pesadelos e muitos monegascos e ainda trazem uma memória bonita a muitos portistas. No dia 26 de maio de 2004, o FC Porto venceu o Mónaco por 3-0 e sagrou-se campeão europeu pela segunda vez na história (o calcanhar de Madjer tinha valido a primeira em 1987, frente ao Bayern Munique). Os azuis e brancos regressam agora ao sítio onde Vítor Baía levantou a taça e José Mourinho festejou a conquista da primeira das duas Champions que venceu para enfrentar os donos da casa, o Schalke 04.

Se Jorge Nuno Pinto da Costa e Sérgio Conceição são supersticiosos ou não, não se sabe. Mas a verdade é que o FC Porto vai percorrer exatamente o mesmo percurso que a equipa liderada por José Mourinho cumpriu em maio de 2004, na antecâmara da final com o Mónaco. Os azuis e brancos viajarão até ao aeroporto de Munster e vão pernoitar no hotel Vienna, no centro de Gelsenkirchen, tal e qual como fizeram há 14 anos.

O FC Porto venceu o Mónaco na final de Champions em 2004 em Gelsenkirchen, onde agora regressa para defrontar o Schalke 04

O FC Porto entra em campo às 20h desta terça-feira para defrontar o Schalke 04, que andava arredado da Liga dos Campeões desde a temporada 2014/15 (ano em que ficou com o Sporting no grupo G e acabou eliminado pelo Real Madrid nos oitavos de final). Além do reencontro romântico com o palco da vitória de 2004, o jogo vai marcar o início da vigésima participação de Iker Casillas numa edição da Champions – o guarda-redes espanhol vai tornar-se o jogador com mais presenças em edições da Liga dos Campeões ao ultrapassar as 19 do galês Ryan Giggs. Além disso, Casillas vai ultrapassar a barreira dos 15 mil minutos em jogos europeus, tornando-se o primeiro na história a fazê-lo.

Cristiano Ronaldo (e Cancelo) de volta a Espanha e Jardim e Gelson frente-a-frente

Na quarta-feira, às 20h, Valência e Juventus encontram-se em jogo a contar para o grupo H (Manchester United e Young Boys cumprem a segunda partida do grupo à mesma hora). O jogo marca o regresso de Cristiano Ronaldo a Espanha, depois de ter saído do Real Madrid em julho, mas assinala outro pormenor ainda mais especial: João Cancelo, que agarrou a titularidade na direita da defesa da Juventus, vai voltar ao Mestalla, depois de ter estado três temporadas ao serviço do Valência entre 2014 e 2017. No mesmo dia, à mesma hora, o Benfica recebe no Estádio da Luz um Bayern Munique que em 2015/16 eliminou os encarnados nos quartos de final da competição.

Ainda na terça-feira, o Atl. Madrid viaja até ao Mónaco para um duelo entre dois portugueses com passagens pelo Sporting: Gelson Martins e Leonardo Jardim.

Recorde o calendário completo da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/19:

Barcelona – PSV Eindhoven, 18 de setembro (terça-feira), 17h55

Inter Milão – Tottenham, 18 de setembro (terça-feira), 17h55

Club Brugge – Borussia Dortmund, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Schalke 04 – FC Porto, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Mónaco – Atl. Madrid, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Liverpool – PSG, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Estrela Vermelha – Nápoles, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Galatasaray – Lokomotiv Moscovo, 18 de setembro (terça-feira), 20h

Ajax – AEK Atenas, 19 de setembro (quarta-feira), 17h55

Shakhtar Donetsk – Hoffenheim, 19 de setembro (quarta-feira), 17h55

Real Madrid – AS Roma, 19 de setembro (quarta-feira), 20h

Valência – Juventus, 19 de setembro (quarta-feira), 20h

Benfica – Bayern Munique, 19 de setembro (quarta-feira), 20h

Viktoria Plzeň – CSKA Moscovo, 19 de setembro (quarta-feira), 20h

Manchester City – Ol. Lyon, 19 de setembro (quarta-feira), 20h

Young Boys – Manchester United, 19 de setembro (quarta-feira), 20h