789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O misterioso caso dos morangos (e o de uma banana) com alfinetes dentro

Este artigo tem mais de 5 anos

Autoridades australianas investigam o caso que começou por ser visto como um ato de terrorismo comercial, mas que já está a pôr em causa a indústria dos produtores de morangos.

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

Quando uma mulher de 62 anos foi apanhada numa loja em Mackay a esconder uma agulha dentro de uma banana, por breves segundos a polícia australiana pôde pensar que estava mais perto de resolver o misterioso caso dos morangos adulterados. Mas não. A mulher sofre de problemas mentais, e provavelmente só terá querido copiar o que viu, durante a última semana, nas notícias. A polícia já afirmou que o caso da banana não está relacionado com o dos morangos e o mistério à volta deste último adensa-se. Quem é que anda a pôr agulhas e alfinetes nos morangos australianos? Ninguém sabe.

Os primeiros avisos das autoridades australianas aconteceram a semana passada. Depois dos primeiros relatos de consumidores de que haviam encontrado agulhas dentro de morangos, foi lançado o alerta e as autoridades de saúde aconselharam os consumidores a desfazer-se de quaisquer morangos que tivessem comprado na primeira semana de setembro.

“Se alguém tem morangos em casa, o mais fácil é desfazerem-se deles, até porque podem não saber de que marca são. Se alguém engolir uma agulha, ela pode acabar dentro do seu intestino”, alertou Jeannette Young, do departamento de saúde de Queensland, o estado australiano onde se encontra a quinta de onde saíram os primeiros morangos contaminados.

Inicialmente, as agulhas foram encontradas em fruta de duas marcas específicas, a Berry Obsession e a Berrylicious, mas rapidamente o problema se espalhou por marcas de outros comerciantes.

Nesses primeiros dias, o relato de Joshua Gane era assustador. Na sua página de Facebook, o jovem contava que depois de comer um morango da marca Berry Obsessions, comprado num supermercado da cadeia Woolworths, um amigo seu engoliu parte de uma agulha de costura. Ao verificar o resto da caixa, encontraram mais um morango contaminado. Os dois acabaram por procurar ajuda médica, já que o jovem que engoliu a agulha começou a sentir dores abdominais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este, segundo as autoridades australianas, é o único caso conhecido de alguém que tenha ingerido uma agulha.

Outro caso relatado pela imprensa australiana, foi o de uma mãe, Angela Stevenson, que ao cortar a fruta encontrou um pedaço de metal. Ao aperceber-se que tinha enviado morangos daquela embalagem no lanche que o filho levou para a escola, telefonou de imediato para o estabelecimento de ensino pedindo que simplesmente pusessem os morangos no lixo.

Agora, uma semana depois do alerta, a polícia continua sem saber se se trata de sabotagem levada a cabo por uma única pessoa ou se se trata de um ataque concertado. Seja o que for, já foi considerado um ato de terrorismo comercial e a indústria de produtores de morangos corre sérios riscos num momento em que já há 10 casos relatados. Na Nova Zelândia, os morangos australianos já foram retirados das prateleiras dos supermercados.

A investigação é complicada, explicam as autoridades. “Há uma série de cenários complexos e nós estamos a olhar para todos e, por isso, a investigação está a levar o seu tempo”, disse, esta segunda-feira, Ian Stewart, comissário da polícia de Queensland, referindo-se à vasta cadeia de fornecedores e clientes para onde os morangos são enviados.

Enquanto a investigação da polícia não chega a bom porto, os produtores temem pelo seu futuro e pelos empregos que possam vir a ser perdidos na sequência deste caso. Em Queensland, há cerca de 150 produtores de morangos.

O governo daquele estado australiano já ofereceu uma recompensa de 100 mil dólares australianos (61.500 euros) a quem fornecer pistas que levem à detenção e condenação do responsável pela contaminação dos morangos.

À medida que o caso se alastra pela Austrália, já há várias marcas afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries, Oasis, Mal’s Black Label e Pinata.

Para já, a recomendação aos consumidores é de que cortem os morangos antes de serem ingeridos, de forma a garantir que não há agulhas ou alfinetes no seu interior. Os produtores garantem que não haverá problemas com fruta embalada em datas posteriores a 13 de setembro e pedem aos consumidores que não parem de consumir esta fruta.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora