A unidade de estudos económicos do Standard Bank considera que Moçambique deverá chegar ao final deste ano com um crescimento económico de 3,5%, depois de ter acelerado para 3,4% no segundo trimestre deste ano. “Para o total do ano, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deverá ficar nos 3,5% face ao ano anterior”, escrevem os analistas numa nota enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso.

Na nota, os analistas deste banco britânico, que é um dos maiores a operar em África, dizem que o limitado volume de importações aponta para poucas pressões em termos de moeda estrangeira. “As reservas em moeda estrangeira têm estado estáveis, nos 3,2 mil milhões de dólares desde o princípio do ano, cobrindo mais ou menos 7 meses de importações, excluindo o que inclui os grandes projetos”, acrescentam.

O metical, estimam, não deverá sofrer grandes alterações no valor face ao dólar, devendo manter-se abaixo dos 60 meticais por dólar nos próximos meses: “A pressão que empurrou o metical para acima de 60 face ao dólar, comparando com os 58 de agosto, não deverá ser persistente”, escrevem os analistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR