A polícia está a investigar um tiroteio que ocorreu na passada sexta-feira à noite num restaurante no centro da cidade do México, numa das praças mais turísticas, no qual morreram cinco pessoas e há registo de nove feridos. Um grupo de homens disfarçado de mariachis foi o responsável pelo ataque, segundo um oficial do Secretariado da Segurança Pública do México.

Dezenas de grupos vestidos de “mariachis”, um género musical mexicano tradicional, faziam serenatas a casais e a famílias na praça Garibaldi, sítio icónico da cidade do México, quando um grupo de cinco homens, também disfarçados de músicos, chegou de mota e misturou-se entre a multidão para dar início ao tiroteio. Dele resultou a morte de três homens e duas mulheres cujas idades se situavam entre os 22 e os 46 anos. Após ter disparado, o grupo armado acabou por fugir.

Na praça Garibaldi celebrava-se o Dia da Independência do México, local onde os “mariachis” cantavam para os turistas e para os locais. No vídeo publicado pela CNN é possível ver dezenas de polícias presentes no local depois do tiroteio, não havendo registo ainda de detenções.

A capital do México é uma das cidades mais violentas do mundo, registando uma média de 70 homicídios por dia. Os conflitos entre os grupos do narcotráfico é uma das razões pelas quais não há abrandamento da criminalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR