“Quem é este tipo?”, “Aquele é o Michael Jackson?” ou “O que é que se passou ali?” — frases deste género multiplicaram-se pelo Twitter, sempre associadas à imagem de um homem branco de cabelo preto comprido, que vestia uma camisa branca e um blazer bordeaux. Sentado na primeira fila do auditório onde foram entregues os prémios Emmy, esta personagem pôs meio-mundo a tentar perceber de onde é que ele tinha vindo.

A dúvida parece ter sido generalizada, porém, fãs da série Atlanta — um dos grandes nomeados da noite — não partilharam da mesma sensação. No episódio seis da segunda temporada do programa criado por Donald Glover (ator, realizador e músico mais conhecido como Childish Gambino), a personagem Darius responde a um anúncio e vai a uma fantasmagórica mansão para recolher um piano, que estava a ser oferecido. É nesse momento que surge Teddy Perkins, o estranho proprietário do instrumento — e o homem-mistério desta 70.ª edição dos prémios Emmy.

Durante todo esse episódio, a assustadora personagem esteve no centro da narrativa que conquistou a crítica e os fãs, que unanimemente o consideraram como um dos melhores de toda a série. Dirigido por Hiro Murai, o responsável por grande parte dos videoclips de Donald Glover, o episódio em questão — que lhe valeu a nomeação para melhor realização de uma série de comédia, prémio que perdeu para The Marvelous Miss Maisel — estava carregado de duplos sentidos, havendo quem afirmasse que este se inspirou bastante na história de vida de Michael Jackson (Teddy é um melómano que vive perturbado pela relação possessiva que tinha com o pai).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos pontos mais interessantes da história, porém, foi o facto de ter sido o próprio Glover a interpretar esta personagem (apesar de nos créditos nada aparecer que o confirme). Numa amostra dos talentos deste “homem do Renascimento”, a sua interpretação rapidamente tornou inabalável o seu estatuto de ator conceituado.

Apesar de ninguém o ter confirmado oficialmente — pelo menos até ao momento em que este texto foi escrito –, tudo indica que o ‘Teddy Perkins’ que assistiu aos Emmy era o próprio Glover. O ator afro-americano não foi visto na passadeira vermelha que precedeu o evento, mesmo tendo em conta que era um dos nomeados para melhor ator principal em série de comédia, e isso pode muito bem ser a prova necessária — mesmo tendo em conta que Donald Glover foi visto mais tarde, sentado na multidão.