Muitas vezes fica-se na dúvida sobre qual a melhor altura para pedir alguém em casamento. Num sítio privado? Durante uma viagem? No final de um jantar romântico? Vários destes cenários podem passar pela cabeça de qualquer um, porém o realizador Glenn Weiss escolheu a cerimónia dos Emmy para o fazer. Quando estavam sozinhos no palco, depois de ter ganho o prémio para melhor realização pelo seu trabalho na cerimónia dos Óscares em 2017.

Este momento histórico — nunca tinha havido nenhum pedido de casamento em direto numa cerimónia destas — começou a desenhar-se assim que Weiss iniciou o discurso, após ter recebido o prémio. “A minha mãe morreu há duas semanas e por causa disso estou de coração partido. Acho que nunca o conseguirei remendar, mas ela [a mãe] estará sempre comigo”, afirmou, emocionado. O realizador continuou a divagar, dizendo que a sua mãe sempre lhe dissera para “encontrar o nascer do sol” em tudo e essa afirmação levou-o a dizer que a sua namorada, Jan Svendsen, era o “nascer do sol” da sua vida. “A mãe tinha razão, nunca devo largar o meu nascer do sol. Sabes porque é que eu não gosto de te chamar de minha namorada? É porque quero chamar-te de minha mulher” — foi desta forma que a bomba foi largada e toda a plateia explodiu num misto de surpresa e emoção — Jan especialmente, como seria de esperar.

https://www.youtube.com/watch?v=BgPIW5Lb41A

Ainda antes de Glenn proferir a derradeira pergunta, Svendsen já gritava que ‘sim’, ainda do seu lugar. Rapidamente, todos os que a rodeavam disseram para ela ir para o palco. E assim foi, direta para os braços do seu noivo enquanto o próprio brincava ao dizer “Mas eu ainda nem fiz a pergunta!”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando os dois se juntaram, Weiss tira o anel do bolso dizendo que o mesmo tinha sido colocado pelo seu pai no dedo da mãe há 67 anos. Apesar do estado de euforia generalizado — Benedict Cumberbatch até foi apanhado pelas câmaras a chorar –, o realizador ainda brincou, dizendo aos irmãos que não tinha “surripiado” o anel e que o pai já sabia de tudo.  Ajoelhado, colocou a jóia no dedo da noiva e finalizou o processo: “Jan, quero pôr-te este anel que a minha mãe usou à frente de todas estas pessoas e à frente da minha mãe e dos teus pais, que nos estão a ver lá de cima. Queres casar comigo?”. Svendsen aceitou imediatamente.

Segundo relata a Variety, quando o casal chegou ao backstage explicou aos jornalistas que se tinham conhecido em 2001 e que trabalharam juntos durante 10 anos. Ambos têm filhas e ambos vivem de produzir e filmar cerimónias como os Óscares e os Tony Awards. Weiss explicou ainda que ninguém, sem ser o pai, sabia do seu plano.

“Não suspeitava de nada, não fazia mesmo ideia nenhuma!”, explicou a própria Jan. “Queria muito que ele dedicasse o prémio à mãe. Fez isso e muito mais”.