O Governo australiano solicitou à Presidência da República timorense o adiamento para o início de 2019 da visita de Estado que o chefe de Estado tinha previsto realizar à Austrália em outubro, confirmou à Lusa fonte diplomática. O objetivo do adiamento, explicou, é garantir que a visita “decorre nas melhores condições” e que está já a ser debatido o novo calendário para a deslocação de Francisco Guterres Lu-Olo “no início do próximo ano”.

Lu-Olo tinha previsto visitar a Austrália em outubro, segundo o calendário de visitas do chefe de Estado incluído no Orçamento Gera do Estado para 2018 aprovado este mês pelo parlamento e atualmente a ser estudado, para eventual promulgação, pelo Presidente da República.

Timor-Leste vive um momento de alguma tensão política com o Parlamento Nacional a rejeitar já dois pedidos de autorização do chefe de Estado para se deslocar ao estrangeiro, em junho passado a Portugal e esta semana a Nova Iorque. Na base da decisão está a tensão política em torno, por um lado, ao OGE, que o chefe de Estado ainda não promulgou – recebeu o documento no passado dia 10 de setembro – e que Lu-Olo ainda está a estudar.

O outro motivo é a polémica sobre nove membros do Governo indigitados pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak, aos quais o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, não deu posse, alguns por terem “o seu nome identificado nas instâncias judiciais competentes” e outros por possuírem “um perfil ético controverso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo apresentou alternativas a três deles e o Presidente acabou por assinar, nesses casos, decretos de nomeação que acabaram por não ter efeitos práticos, já que os ministros nomeados não tomaram posse, em solidariedade com os restantes colegas.

A situação política em Timor-Leste tem afetado significativamente o calendário e a agenda internacional do chefe de Estado que, desde que tomou posse em março de 2017, ainda só efetuou uma visita ao exterior, em concreto à Indonésia em junho. Depois, em julho, o próprio Presidente cancelou a participação na cimeira da CPLP em Cabo Verde e o parlamento negou-lhe autorização para uma visita de Estado a Portugal.

Este mês, o parlamento voltou a negar um pedido de autorização a Lu-Olo, neste caso para participar, a convite do secretário-geral da ONU, António Guterres, para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Além da visita de 8 e 9 de outubro à Austrália, agora adiada, está ainda prevista uma deslocação a 12 de outubro à Guiné Equatorial para o 50.º aniversário da independência do país. De 29 a 30 de outubro, Lu-Olo tem previsto participar no Bali Democracy Forum, a convite do Presidente indonésio, Joko Widodo.

Entre 19 e 24 de novembro está prevista uma visita ao Vaticano, e entre 10 e 11 uma visita de trabalho a Marrocos, a convite de António Guterres, para participar num encontro de alto nível do Global Compact.