O secretário de Estado do Desporto apresentou esta quinta-feira em Lisboa o programa português de atividades para a quarta edição da Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e que se estende a 38 países.

Entre os dias 23 e 30 de setembro, Portugal acolherá mais uma Semana Europeia do Desporto com um conjunto de atividades desportivas que decorrerão de norte a sul, sob o lema europeu “Be Active”.

A cerimónia de apresentação, que decorreu esta quinta-feira a bordo da caravela Vera Cruz em Lisboa, foi presidida pelo Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, que pretende ao longo de sete dias “abanar as consciências” de modo a que as pessoas “pratiquem atividade física”.

“É uma semana em que queremos ter um enfoque na atividade desportiva, mas o nosso objetivo é que todas as pessoas o façam ao longo do ano. A atividade física e o desporto ajudam a ter maior qualidade de vida”, assinalou o membro do governo. João Paulo Rebelo passou das palavras aos atos e durante a cerimónia deu o exemplo ao participar numa aula de dança que decorreu no Gare da Rocha Conde de Óbidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta iniciativa conjunta entre o governo e o Instituto Português da Juventude conta com um grupo de desportistas e exemplos nacionais como embaixadores. Nomes como Rosa Mota ou Carlos Lopes pretendem inspirar os portugueses a praticar desporto.

O atleta paralímpico Jorge Pina, um dos embaixadores presentes no evento, não tem dúvidas de que o desporto foi a principal força motriz da sua vida. “O desporto apareceu na minha vida para me transformar. Foi o desporto que me ensinou tudo e me tornou na pessoa que sou hoje. O que me faz correr todos os dias é a crença de que posso fazer melhor por mim e fazer melhor pelos outros”, sublinhou o maratonista que já esteve presente em três edições dos Jogos Paralímpicos.

O programa da Semana Europeia do Desporto decorrerá com iniciativas de norte a sul do país e com a colaboração de várias federações desportivas. Do programa de atividades, o secretário de Estado do Desporto destacou o dia Europeu do Desporto Escolar e ainda o Dia dos Municípios. “No dia desporto escolar teremos centenas de escolas envolvidas nesta iniciativa com milhares de alunos a experimentarem a prática das mais variadas atividades desportivas. E no dia dos Municípios vamos apresentar a carta desportiva nacional, um documento que partilha com todos os portugueses onde é que há infraestruturas para praticar as mais variadas atividades desportivas”, esclareceu o membro do governo.

Apesar da mensagem presente nesta iniciativa, a verdade é que os últimos dados do Eurobarómetro, referentes a 2017, colocam Portugal na cauda da Europa na lista dos países que menos atividade física praticam.

No estudo Europeu, 68% dos portugueses revelou nunca praticar desporto ou outra atividade física. O governante olha com desconfiança para os dados devido à sua experiência diária, porém pretende vê-los serem revertidos rapidamente através de iniciativas como esta.

Oficialmente, a Semana Europeia do Desporto arranca no dia 23 de setembro com uma Maratona de Bikes em Lisboa que terá como ponto de partida o Padrão dos Descobrimentos.