Apenas 9% dos iogurtes são baixos em açúcar (têm 5 gramas ou menos de açúcar em 100 gramas), baixando para 2% nos iogurtes para crianças. Estas são as conclusões de um estudo que concluiu que a esmagadora maioria dos iogurtes e derivados têm mais açúcar do que é recomendável.

“Ainda que existam indícios que os iogurtes possam ser benéficos para a saúde, os produtos que existem no mercado variam amplamente no total de açúcares”, lê-se no documento. “Reformulação para a redução de açúcares adicionados nos iogurtes é recomendada”, conclui.

Fotogaleria. Quantos torrões de açúcar está a comer quando ingere estes alimentos?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A investigação, conduzida por uma equipa da Universidade de Leeds, analisou 921 produtos dos maiores supermercados do Reino Unido. As amostras recolhidas foram divididas em oito categorias, sendo que a maioria apresentava, em média, mais de 10g de açúcar em cada 100g.

Segundo os cientistas, os iogurtes da categoria ‘naturais/gregos’ são os que têm, em média, menos açúcar (5g por 100g), seguidos pela ‘bebidas’ (9.1g em 100g) e ‘alternativas a laticínios’ (9.2g em 100g). Em contrapartida, entre os mais açucarados estão as ‘sobremesas’ (16.4g por 100g), os ‘biológicos’ (13,1g por 100g), os “com sabores” (12g por 100g) e “com fruta” (11.9g por 100g). Os iogurtes ‘para crianças’ têm em média 19.8 gramas de açúcar por cada 100 gramas.

Sabe quantas colheres de açúcar tem uma bebida energética?

O consumo diário de açúcar recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 25 gramas — 5% do consumo energético, tendo como referência uma dieta com duas mil categorias. Segundo a Direção Geral de Saúde, “o total diário de açúcar adicionado aos alimentos (em croissants, sumos, sobremesas, cereais de pequeno-almoço, etc.) não deveria ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar”.

O açúcar faz mal, mas sabe realmente porque deveria riscá-lo da sua alimentação?