Uma em cada vinte mortes em todo o mundo estão relacionadas com o consumo nocivo de álcool, totalizando mais de três milhões de mortes em 2016, das quais 2.3 milhões são homens.

Segundo o novo relatório divulgado esta sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool é responsável por 5% da mortalidade global, subindo para 13,5% nos jovens entre os 20 e 29 anos. É também a causa de 7,2% das mortes prematuras.

A maioria das mortes relacionadas com o consumo nocivo de álcool são derivadas a ferimentos (28%), nomeadamente causados por acidentes rodoviários, violência interpessoal e auto-infligidos. As doenças digestivas (21%) e cardiovasculares (19%) estão também entre as principais causas, estando as restantes ligadas a doenças infecciosas, cancro, perturbações mentais e outras condições de saúde.

De acordo com a OMS, 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofrem de transtornos relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas. Estes são mais comuns nos países ricos, nomeadamente na Europa (onde afeta 14,8% dos homens e 3,5% das mulheres) e no continente americano (onde afeta 11,5% dos homens e 5,1% das mulheres).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de reconhecer que a mortalidade derivada do consumo apresentam “algumas tendências globais positivas” desde 2010, a OMS prevê que um aumento do consumo nos próximos 10 anos, particularmente no continente americano e na região do sudeste asiático e oeste do Pacífico.

Tabaco, álcool e obesidade dificultam progressos de saúde na Europa