Rui Rio quer reformar a Justiça e para isso pretende alcançar um acordo abrangente, que envolva todos os partidos. Foi nesse sentido que o líder do PSD contactou as restantes forças partidárias ao longo dos últimos meses. A informação foi revelada na edição deste sábado do Expresso.

Os sociais-democratas já iniciaram diligências junto de todos os partidos. Se com o PS e com o CDS o diálogo parece ter pernas para andar, à esquerda a situação pode ser mais delicada.

Segundo o semanário, o PCP admite ter sido contactado para conversar com o PSD sobre a Justiça mas assegura que “ainda não aconteceu” qualquer reunião. Os comunistas não garantem sequer que o encontro chegue mesmo a acontecer. Já o Bloco de Esquerda confirma, através de José Manuel Pureza, que até ao momento houve apenas uma “conversa informal” e que o partido aguarda propostas mais concretas.

O líder do PSD quer que este acordo seja alcançado entre os partidos fora do âmbito parlamentar e que tenha o apoio do Presidente da República.

Recorde-se que, em janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos partidos e ao Governo que olhassem para o Pacto da Justiça entregue pelos agentes judiciários em Belém como um incentivo para legislar sobre o tema. “É um desafio no sentido de fazerem aquilo que os parceiros da justiça fizeram, acolhendo os vossos pontos de vista, debatendo-os, ponderando-os e tentando chegar ao máximo consenso possível”, afirmou então o Chefe de Estado.

Pacto de Justiça é um desafio aos partidos e ao Governo para que legislem

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR