Pelo menos dois mil cães e gatos serão vacinados este mês em Maputo, no quadro da prevenção da raiva, anunciaram as autoridades do setor da agricultura na capital moçambicana.

“Nós disponibilizamos 500 doses de vacina para cada clínica veterinária com a qual trabalhamos, para que elas possam administrar a vacina gratuitamente”, disse Margarida Mussimbute, médica veterinária na direção de Agricultura da cidade, citada esta segunda-feira pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O programa de vacinação vai ser aplicado por oito clínicas privadas e pela Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que estão a receber doses de vacina para administrar gratuitamente aos animais. Algumas das clínicas envolvidas na campanha têm dado assistência nos bairros.

Além da vacina para animais, a cidade de Maputo conta com 680 doses de vacina anti-rábica para vítimas de mordedura por animais por um período de três meses.

De janeiro a junho deste ano, 12 pessoas perderam a vida após de um total de 1.689 casos de mordedura por animais, principalmente cães.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR