Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, visitou a capital norte-coreana de Pyongyang entre 18 e 20 de setembro para a terceira cimeira com Kim Jong Un. O encontro entre o líder da Coreia do Norte e o presidente sul-coreano foi o mais recente passo na aproximação diplomática entre os dois países separados pelo Paralelo 38 N. Os dois líderes assinaram dois documentos que aprofundam a Declaração de Panmunjom: uma ameniza a tensão entre as duas Coreias, pede mais cooperação entre elas e promete a desnuclearização da península; enquanto a outra especifica medidas concretas para que isso se possa realizar.

Se Coreia do Norte e Coreia do Sul estão cada vez mais próximas em termos diplomáticos, o estilo de vida da população continua distinto. A prová-lo está a combinação feita pelo fotojornalista Ed Jones ao serviço da Agence France-Presse e da Getty Images. Num projeto pensado para mostrar ao mundo a realidade social das duas Coreias durante a cimeira entre Moon Jae-in e Kim Jong Un, Ed Jones foi aos dois países e tirou fotografias que mostram como as mesmas profissões são exercidas num lado e no outro da fronteira.

Ed Jones descobriu como as crianças brincam, as fábricas funcionam e os agricultores trabalham na Coreia do Norte e na Coreia do Sul. Depois, na combinação das imagens, mostrou as diferenças e as semelhanças na vida social dos dois países.

Veja as comparações na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR