Curiosidades Auto

Esqueça o ginásio. O FitCar vai pô-lo em forma!

Já imaginou um automóvel que se assumisse como um dois em um, isto é, um veículo que o transporte de um lado para o outro, mas que, em simultâneo, lhe puxe pelo físico como se estivesse num ginásio?

Autor
  • Observador

O conceito não podia ser mais simples. O inventor saudita Nasser Al Shawaf associou-se à empresa holandesa BPO para desenvolver o primeiro automóvel capaz de queimar combustível e, simultaneamente, calorias. É uma espécie de ginásio sobre rodas que o pode transportar do ponto A para o B, mas com a garantia que chega ao seu destino muito mais elegante.

Denominado apropriadamente FitCar PPV, o veículo está em fase de protótipo e baseia-se num Audi A4 Avant, com motor 2.0 TFSI a gasolina, que mantém intactos todos os lugares a bordo – à excepção do que acolhe o condutor –, bem como a bagageira. À frente do condutor continua o volante e o selector da caixa de velocidades automática. A diferença está no acelerador, que no FitCar obriga a um esforço redobrado.

Em vez de pressionar o acelerador do A4, para o fazer andar mais depressa, o condutor tem à sua disposição um sistema de pedais, similares aos de uma bicicleta, por sua vez ligados a um volante de massa giratório, como nas bicicletas de ginásio. Quanto mais depressa pedalar, mais o volante de massa gera impulsos eléctricos para o acelerador do carro, incrementando o regime do motor e, por tabela, aumentando a velocidade do veículo. Para criar espaço para os pedais, o travão de pé foi substituído por uma alavanca accionada à mão.

Para os criadores do FitCar, o objectivo é aproveitar as horas por dia que se perdem nas grandes cidades, rumo ao emprego, propondo aos condutores – que tradicionalmente viajam sozinhos a bordo dos seus veículos – que façam algum exercício enquanto se arrastam penosamente entre semáforos.

O kit de transformação será fornecido para montagem em qualquer veículo, restando a dúvida em relação às condições em que o condutor/atleta vai chegar ao emprego. Decididamente mais em forma, mas é bem provável que a transpiração o torne igualmente menos popular junto dos colegas. Pelo menos, até conseguir tomar um duche.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Orçamento do Estado

Prognósticos só no fim /premium

Manuel Villaverde Cabral

Em vez de poupar nas despesas do Estado, aumentam-se as receitas, isto é, os impostos e, destes, sobretudo os indirectos. Eis o carácter cada vez mais inigualitário de uma fiscalidade dita de esquerda

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)