Pela primeira vez, o jornal da noite da Al Saudiya, a televisão estatal da Arábia Saudita, foi apresentado por uma mulher. Weam Al Dakheel surgiu no ecrã na quinta-feira, acompanhada por um co-apresentador masculino.

“Jumanah AlShami foi a primeira mulher a apresentar o noticiário da manhã em 2016. Hoje, a história repete-se com Weam Al Dakheel a tornar-se a primeira apresentadora no principal noticiário da noite, abrindo um precedente na Al Saudiya”, afirmou o canal televisivo na conta do Twitter.

Weam Al Dakheel começou a trabalhar no canal este ano, depois de já ter passado pelo CNBC Arabia e ter sido apresentadora no Al-Arab. A sua promoção a apresentadora no canal estatal gerido pelo ministério da cultura e da informação faz parte a reformulação drástica de que a estação tem sido alvo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As mudanças inserem na política mais abrangente do príncipe Mohammed bin Salman que visa modernizar o país. Salman pretende tornar a Arábia Saudita mais inclusivo para as mulheres, passando a permitir que estas possam conduzir, assistir a jogos de futebol e frequentar o cinema. O princípe quer ainda que, até 2030, as mulheres passem a constituir um terço da força de trabalho — atualmente ocupam 23% dos empregos. Ainda no início deste mês, a companhia aérea estatal anunciou que vai começar a contratar mulheres para a tripulação de cabine.

Arábia Saudita. “Hoje, vou conduzir para o trabalho. E, pela primeira vez, não estou no banco de trás”

Arábia Saudita autoriza mulheres a assistir a jogos em três estádios a partir de 2018

No entanto, a modernização continua a coexistir com políticas discriminatórias baseadas no género. As empresas são obrigadas por lei a criar espaços separados para as mulheres, várias ativistas foram presas nos últimos meses e as mulheres continuam a ter um guardião legal — o homem a quem têm de pedir autorização para trabalhar, viajar, casar ou mesmo receber tratamento médico.

Arábia Saudita. Egípcio detido por tomar pequeno almoço com mulher

Arábia Saudita. Mulher pode ser condenada a pena de morte por defender direitos humanos