Dieter Zetsche, o icónico presidente da Daimler há 12 anos, vai ceder o comando executivo da marca alemã, passando em 2021 para o cargo de chairman do conselho de administração. A informação foi avançada nesta quarta-feira pela “gigante” alemã dona da marca Mercedes, que também adianta que Ola Källenius será o sucessor na comissão executiva.

Källenius, um sueco, já é um dos executivos da Daimler e tem responsabilidades sobretudo na área da inovação — é o administrador responsável por esta área desde 2017 e há muito que é visto como o mais provável sucessor do presidente mais conhecido pelo primeiro nome, Dieter, que sempre cultivou um estilo informal na liderança da Mercedes.

“Dieter” sairá em 2019 e, dois anos depois, deverá tomar o lugar de Manfred Bischoff no topo da mesa do conselho de administração. A liderança executiva fica, então, para o sueco Källenius, que tem 49 anos.

O sueco Ola Källenius é há alguns anos visto como provável sucessor do icónico “Dieter”.

O atual presidente-executivo, já com 65 anos, entrou no conselho executivo em 1998 e assumiu a liderança da empresa em 2006, sendo-lhe reconhecido o mérito de valorizar a marca Mercedes num segmento dominado pela também alemã BMW.

A Daimler terá, assim, o primeiro presidente-executivo não-alemão em toda a sua história mas Boschoff, o presidente do conselho de administração, garante que o sueco é a pessoa certa para assegurar a “continuidade do sucesso da Daimler”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR