Uma menina de sete anos de idade foi violada na casa de banho de um restaurante em Pretória, na África do Sul. O atacante foi detido pela polícia sul-africana ainda no estabelecimento sob a suspeita de violação e posse de drogas, de acordo com a informação prestada por um porta-voz da polícia sul-africana, Lungelo Dlamini, ao canal CNN. “Foi detido um suspeito ouvido em tribunal na passada terça-feira, no seguimento do incidente. O suspeito permanecerá sob custódia até à sua audiência.”, afirmou.

A violação ocorreu quando a menina de 7 anos se dirigiu sozinha à casa de banho do restaurante onde almoçava com os pais, tendo sido nesse momento que o agressor com 20 anos de idade cometeu o crime. Foi a mãe da criança que alertou as pessoas do restaurante para algo de errado que se estaria a passar, uma vez que ouviu vozes vindas da casa de banho.

Este caso junta-se assim a mais casos de violação que têm ganho algum mediatismo no país e inflamado as reações da opinião pública perante o problema crescente da violência sexual. Foi o caso de uma rapariga de 17 anos que, esta semana, e após ter dado à luz, foi violada por um homem que se fez passar por médico. Há ainda o caso de uma estudante universitária de 23 anos que, dois meses depois de ter sido violada, tirou a sua própria vida.

De acordo com os estudos estatísticos publicados em junho deste ano pelo National Statistical Service of South Africa, 138 em cada 100 mil mulheres sofreram abusos sexuais ou foram violadas, durante 2016 e 2017. Este números são preocupantes, uma vez que a África do Sul apresenta uma das taxas mais elevadas de violação de mulheres em todo mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Muitas mulheres sul-africanas, querendo tomar parte na luta contra a violência sexual, manifestaram-se nas redes sociais demonstrando o seu desagrado e apoiando as vítimas destes crimes.