785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Passou uma tempestade arménia em Chaves (a crónica do Desp. Chaves-Benfica)

Este artigo tem mais de 5 anos

Choveu torrencialmente antes do jogo, mas Rafa foi a bonança por que Rui Vitória esperava. Ghazaryan fez cair o céu sobre o Benfica e trouxe de volta a tempestade. A crónica do Desp. Chaves-Benfica.

Ghazaryan já tinha marcado ao Benfica ao serviço do Marítimo em 2016/2017
i

Ghazaryan já tinha marcado ao Benfica ao serviço do Marítimo em 2016/2017

EPA

Ghazaryan já tinha marcado ao Benfica ao serviço do Marítimo em 2016/2017

EPA

As temperaturas andam a atingir níveis bem acima do normal. Há quem esteja contente e ache que é normal passar o sábado na praia a dois ou três dias de outubro; há quem já só queira frio, lareiras, mantas e, se também for possível, o Natal; e há quem tenha passado o final da tarde a fugir da chuva na bancada do Estádio Municipal de Chaves. O Desp. Chaves-Benfica estava marcado para as 20h15 desta quinta-feira, mas a essa hora chovia torrencialmente na cidade transmontana. O relvado passou a lago e João Capela decidiu esperar dez minutos, depois mais dez e novamente mais dez até decidir que encarnados e flavienses iam mesmo a jogo. Mais de uma hora depois do estipulado inicialmente, já às 21h20, o árbitro lisboeta apitou para o início da partida.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo
Desp. Chaves-Benfica, 2-2

6.ª jornada da Primeira Liga
Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, em Chaves
Árbitro: João Capela (AF Lisboa)
Desp. Chaves: Ricardo; Paulinho, Maras (André Luís, 88’), Marcão e Djavan; Ghazaryan, Stephen Eustáquio e Gallo; Niltinho (João Teixeira, 68’), William e Perdigão (Avto, 89’)
Suplentes não utilizados: António Filipe, Nuno André Coelho, Jefferson e Luís Martins
Treinador: Daniel Ramos
Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel (Conti, 15’) e Grimaldo; Fejsa, Gabriel (Gedson, 63’), Rafa, Cervi e Pizzi (Jonas, 79’); Seferovic
Suplentes não utilizados: Svilar, Zivkovic, Samaris e Castillo
Treinador: Rui Vitória
Golos: Rafa (3’ e 84’), Ghazaryan (76’ e 93’)
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Perdigão (20’), a Marcão (29’), a Gabriel (51’) e a Djavan (81’); cartão vermelho direto a Conti (87’)

Mas a verdade é que Rafa Silva é um rapaz sensato que acredita nos dizeres populares e naquelas coisas que as nossas avós nos diziam quando íamos lá comer o bacalhau ou o arroz de pato. “Depois da tempestade, vem a bonança”, tantas vezes ouvimos nós, com a certeza de que não passava de uma frase para nos fazer sentir melhor. Mas Rafa – e bem – acreditou. O médio português decidiu aproveitar o que de melhor tinha ficado da chuva torrencial que caiu em Chaves antes do jogo e lançou-se num deslize rapidíssimo para responder a um ótimo cruzamento de Cervi (que já tinha recebido um excelente passe de Seferovic). Sliding, pé esticado, golo. Estava feito o primeiro do Benfica e a avó de Rafa não podia estar mais orgulhosa.

O Desp. Chaves, por sua vez, não baixou os braços. William respondeu a um canto com um cabeceamento forte e Vlachodimos defendeu; Paulinho fez com que Jardel ainda agora esteja à procura da bola, rematou, mas Vlachodimos defendeu; e Stephen Eustáquio surgiu a cabecear ao segundo poste depois de um pontapé de livre mas – imagine-se – Vlachodimos defendeu. O guarda-redes alemão que o Benfica foi descobrir ao Panathinaikos salvou os encarnados de três golos e agarrou com mãos de ferro a vantagem que Rafa conquistou logo aos três minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gabriel atirou uma bola ao poste, o Benfica desdobrou-se em ataques de insistência que não conseguiram chegar com perigo à baliza de Ricardo e o Desp. Chaves foi para o intervalo com mais remates dentro de área, mais remates enquadrados e mais ataques. Daniel Ramos desceu ao balneário com uma certeza: só faltava bater Vlachodimos. Os flavienses mostraram ser uma equipa que não vira a cara à luta – seja o adversário o Benfica, o V. Guimarães ou o Desp. Aves – e foram mais conjunto nos primeiros 45 minutos. Stephen Eustáquio e Bruno Gallo são exímios a garantir o equilíbrio do meio-campo para que os mais virtuosos Perdigão e Niltinho procurem William.

Do lado do Benfica, Rafa, Cervi e Pizzi voltaram a sublinhar a importância dos extremos na tática de Rui Vitória. Os três elementos ofensivos foram o motor do Benfica na primeira parte e gozaram sempre da consistência de Fejsa no eixo da equipa. Seferovic, o avançado suíço que não convenceu na época de estreia, parece outro e é uma peça importante nas transições do ataque encarnado.

O Desp. Chaves regressou para a segunda parte convencido de que só faltava a estrelinha da sorte para empatar e tirou o pé do acelerador. Os primeiros minutos do segundo tempo pertenceram por inteiro ao Benfica – que em pouco tempo conseguiu recuperar a desvantagem em termos de ataques com que tinha ido para o intervalo – e Seferovic podia ter marcado por duas vezes em dois minutos (valeu Ricardo, que não deixou Vlachodimos ir para casa com o prémio de melhor guarda-redes em campo). Os rapazes de Daniel Ramos acordaram depois da ameaça do segundo golo e, muito ajudados pela refrescante entrada de João Teixeira, tomaram de assalto o meio-campo do Municipal de Chaves e saltaram de trampolim para o ataque. Eustáquio e Gallo, mais uma vez, foram as melhores pelas no xadrez flaviense e deixaram água na boca para o resto do campeonato.

O Benfica resistiu até Ghazaryan se fartar de estar a perder. O médio arménio encheu o pé num livre direto do meio da rua e não deu qualquer hipótese a um Vlachodimos que até aqui parecia ter asas. O empate durou pouco e só resistiu até Rúben Dias ter um rasgo de génio e ver espaço onde mais ninguém o encontrou – o central desmarcou Rafa, que beneficiou de uma simulação deliciosa de Seferovic e não falhou quando ficou cara a cara com Ricardo. Rui Vitória respirou de alívio, Rafa bisou na partida e a tempestade parecia ter voltado a passar.

Mas, de facto, o meio-campo do Desp. Chaves esteve esta noite absolutamente magistral. E, como também já foi dito, Ghazaryan farta-se rápido de estar a perder. O relógio já marcava três minutos para lá dos 90 e os flavienses decidiram desenhar uma pequena obra de arte: no total, foram seis toques e cinco jogadores diferentes que deixaram a defesa do Benfica sem reação. O médio arménio olhou para o alvo, voltou a encher o pé a partir do vértice da área encarnada e Vlachodimos bem voou, bem se esticou, mas o míssil já abanava as redes.

Rui Vitória deixa Chaves sob uma tempestade que fez mais do atrasar jogos e roubar pontos: Jardel saiu lesionado, Gabriel saiu lesionado, Conti viu um vermelho direto e estará com certeza indisponível para o clássico com o FC Porto. Tudo isto aliado às já preocupantes lesões de Salvio e João Félix. É tempo do treinador do Benfica ouvir a avó de Rafa e acreditar que a seguir vem a bonança.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos