A direção da equipa catalã, dirigida por Josep Maria Bartomeu, comunicou que o clube vai alterar o emblema do clube e que o novo símbolo pode vir a estar presente nos equipamentos desportivos da próxima temporada desportiva. O Barcelona vai propor aos seus sócios que as iniciais “FCB” (Futbol Club Barcelona) saiam da parte central da t-shirt e que se dê maior enfoque à bola e às cores do clube.

A proposta de alteração do símbolo foi comunicada pelo porta-voz do clube, Josep Vives, após uma reunião do conselho de administração do clube, embora as mudanças só venham a ser aplicadas caso haja aprovação por parte dos membros da Assembleia de Comités do clube, que se irá realizar no dia 20 de outubro.

O novo design, de acordo com o clube catalão, surge da ideia de se adaptar a uma série de mudanças que aconteceram no clube.

“É uma evolução que nos levou mais de um ano e meio. Queremos dar mais relevância aos sinais da identidade do Barça, ao ‘senyera’ e mais importância à bola”, disse Vives ao El Espanol.

O novo design enfatiza as raízes e elementos históricos do clube, dando destaque às suas cores e uma particular  atenção à bola, como ícone desportivo, que poderá ser vista com maior foque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na proposta levada a discussão estão contempladas as seguintes alterações: as linhas pretas internas serão eliminadas, o desenho e a cor da parte superior serão ajustados e também o número de barras presentes na bandeira. A mudança prevê dar enfoque aos tons de amarelo, por ser uma cor que se realce mais, bem como aos tons mais azulados. “Além disso, o acrónimo (FCB) desaparece e o tamanho da bola cresce”, afirma Vives.

De acordo com o clube, este último conceito não foi decidido ao acaso servindo para estabelecer uma analogia com o tipo de filosofia futebolística praticada pelo Barcelona. A ideia do clube é que “quanto mais monolítica a marca, melhor”, e que todas as mudanças feitas são para reforçar a imagem corporativa da marca.

Para isso, o clube de Barcelona fez um estudo completo de como os escudos dos principais clubes europeus mudaram nos últimos anos, tendo concluído que para lá das questões estilísticas de design, o clube considera necessário parar de usar o acrónimo “FCB” nos seus projetos e passar a usar nomes com maior ímpeto institucional, tais como: FC Barcelona, (mais institucional), e Barça, (mais informal, embora registado pelo clube faz já dois anos).