Startups

EDP Ventures investe 430 mil euros em startup de eletricidade no Bangladesh

A SOLshare desenvolveu uma solução que permite a transação de créditos de energia entre várias casas em zonas isoladas do Bangladesh. EDP Ventures participou numa ronda de 1,4 milhões de euros.

No Bangladesh, existem mais de 5 milhões de pequenos sistemas solares em residências

A EDP Ventures investiu cerca de 430 mil euros (500 mil dólares) na SOLshare, startup do Bangladesh que desenvolveu uma solução que promete facilitar a criação e gestão de micro-redes elétricas em zonas isoladas do país, que não têm acesso à rede elétrica. Este investimento fez parte de uma ronda maior que totaliza 1,4 milhões de euros (1,7 milhões de dólares).

A SOLshare comercializa uma solução chamada Solbox, que permite a transação de créditos de energia entre várias casas com painéis solares, ou seja, transforma a rede de energia numa rede colaborativa, assente numa partilha entre os habitantes. As soluções desenvolvidas pela SOLshare vão ser instalada em mais de 5.000 casas até ao final de 2018.

Estamos muito satisfeitos por ajudarmos a alavancar o trabalho notável desta startup, que atua na intersecção de duas áreas muito importantes para o grupo EDP, o acesso universal a energia sustentável e a eficiente utilização da geração solar residencial. A EDP Ventures realizou este investimento tendo em conta a qualidade da equipa de gestão e a contribuição que a sua tecnologia e modelo de negócio peer-to-peer podem ter para a universalização de soluções de micro-geração”, destaca Luís Manuel, administrador da EDP Inovação.

No Bangladesh, existem mais de 5 milhões de pequenos sistemas solares em residências e mais de 50 milhões de pessoas que ainda não têm acesso à rede elétrica. A SOLshare é uma das finalistas do Free Electrons, o maior acelerador de empresas no setor da energia do mundo, no qual a EDP participa, e foi recentemente aceite no programa Technical Pioneers do Fórum Económico Mundial

A EDP Ventures é o veiculo de investimento em capital de risco do grupo EDP que tem como missão apoiar e investir em startups inovadoras e especializadas no setor energético. Desde que foi criada, em 2008, investiu mais de 27 milhões de euros em 19 startups portuguesas e estrangeiras, que geram atualmente cerca de 40 milhões de euros em receitas por ano. Criaram mais de 500 postos de trabalho.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt
Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Política

Precisamos da Esquerda

António Pedro Barreiro

Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)