Três dezenas de posters, da autoria de artistas de várias áreas, estão espalhados pelas ruas de Marvila, em Lisboa, no âmbito da mostra de arte pública Poster, que a organização quer levar a outras cidades.

O retrato de uma das pessoas afetadas pelo incêndio do ano passado em Pedrógão Grande, palavras soltas, ilustrações e um protesto contra a exploração de petróleo no Algarve são alguns dos temas dos 30 posters que compõem a 3.ª edição da Poster. A inauguração está marcada para sábado, “embora como galeria ao ar livre esteja inaugurada desde ontem [quinta-feira]”, quando a organização colocou os posters nas ruas de Marvila, zona que acolhe pela terceira vez a iniciativa.

A Poster surgiu de uma vontade de “mostrar coisas às pessoas”, usando um “formato que existe desde o século XIX”, para “comunicar com a cidade e o local”, referiu Bruno Pereira, diretor da Departamento, que organiza a mostra, hoje em declarações à Lusa, durante uma visita guiada para a imprensa.

“O poster é, se calhar, a peça gráfica mais livre que existe no mundo. Podes fazer em tua casa, colar numa parede e estás a comunicar. Uma comunicação mais direta e mais abrangente do que qualquer rede social. Milhares de pessoas passam por estas ruas ao longo de um mês”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marvila foi escolhida por ser uma “zona da cidade um pouco abandonada”, mas que “agora aos poucos, felizmente, está a ser habitada”. “Esse vazio dá-nos a possibilidade de termos posters em paredes sem mais nada à volta. Isso é uma tela gigante para observares, deixa tempo à contemplação”, disse, acrescentando outro aspeto que considera importante: “As pessoas [que vivem em Marvila] também já tomaram a Poster como algo deles”.

Sair de Marvila será difícil, já que Bruno é “apaixonado” por esta zona da cidade, mas há planos para levar a Poster a outras paragens. “Gostaríamos mesmo de ir para outras cidades do país. É esse trabalho que vamos tentar fazer nas próximas edições, não ficar só em Lisboa”, contou, referindo que teriam de ser locais “que tivessem a mesma personalidade” de Marvila. Locais “menos óbvios”, onde as pessoas vão para ver a mostra, mas “descobrem novas coisas e outras coisas”.

A lista de convidados desta edição inclui personalidades ligadas à área, como o designer Filippo Fiumani, o ilustrador e designer gráfico Lord Mantraste, a fotógrafa Vera Marmelo, o ateliê Silva Designers, o ilustrador e realizador André Ruivo, o artista visual Gonçalo MAR ou o fotojornalista Adriano Miranda, mas também outros “menos óbvios”, como a poeta Paula Cortes, a banda Dead Combo ou a cantora e compositora Surma.

“Vamos sempre buscar músicos. Desafiamos pessoas que não são dentro da área. Interessa-nos também desafiar outras pessoas a fazer posters”, afirmou Bruno Pereira. Por o poster ser um “formato que qualquer um pode fazer, meter na parede e comunicar com o mundo”, a organização abriu uma open call (concurso) do qual foram escolhidos dez posters, que se juntam aos 20 criados pelos convidados desta edição.

No sábado, às 15 horas, haverá uma “viagem a pé pelas paredes [aberta ao público e gratuita] na companhia dos artistas”. Pelas 16 horas serão inauguradas, no espaço cultural TODOS, as exposições “Mini Poster”, com trabalhos da autoria de crianças da Obra do Ardina e da Associação Sol, resultado de um workshop de risografia com Luís Alegre e Lord Mantraste, e “Open Call”, onde estarão expostos os cerca de 90 trabalhos da open call deste ano, que não chegaram às paredes de Marvila.

Nesse dia, entre as 15 horas e as 20 horas, irá estar aberta, no n.º 24 da rua Pereira Henriques, a loja Poster, onde estarão à venda posters das três edições da mostra de arte pública, tal como “peças de marcas parceiras” da iniciativa.

A festa de inauguração da Poster decorre entre as 19 horas e as 21 horas, na Fábrica Moderna, com “seleção sonora por Isaac Ace”. A mostra, um projeto da Departamento, “amplificador de cultura, que faz curadoria e desenvolve projetos para marcas, patrocinadores, mecenas, entidades públicas e privadas”, ficará patente nas ruas de Marvila até 29 de outubro.