Um tsunami e dois terramotos de magnitude de 6,1 e 7,5 atingiram a Indonésia de uma forma violenta e fizeram mais de 800 mortos — o número mais recente aponta para 384 vítimas mortais, um balanço por enquanto provisório. Até ao momento, há 29 desaparecidos e mais de 500 feridos.

Nas redes sociais começam a surgir as primeiras imagens do desastre natural que afetou a ilha de Celebes, incluindo vídeos que mostram o momento em que uma das ondas do tsunami varre a ilha. Os vídeos publicados no Twitter mostram todos a mesma situação, embora com ligeiras alterações. Apesar da curta duração, com cerca de um minuto, as imagens captadas não deixam de ser impressionantes: a onda avistada ao longe começa a ganhar dimensão e impacto à medida que se aproxima. Os autores do vídeo resistem durante algum tempo e acabam por filmar parte da destruição provocada pelo mar.

A catástrofe deixou mais de mil edifícios destruídos ou danificados e, agora, a missão mais importante é restabelecer a luz e as comunicações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR