O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira ter assinado uma ordem a pedir ao FBI que investigue as acusações de abuso sexual contra o seu candidato ao Supremo Tribunal, o juiz Brett Kavanaugh.

“Ordenei ao FBI que faça uma investigação complementar para atualizar o dossiê do juiz Kavanaugh. Como pediu o Senado, esta atualização deverá estar limitada [às acusações de conduta sexual imprópria] e ser finalizada em menos de uma semana”, disse o Presidente, segundo um tweet da porta-voz da Casa Branca, Sara Sanders.

A Comissão Judicial do Senado tinha solicitado uma investigação do FBI (polícia federal norte-americana) depois de um dos senadores conservadores se ter juntado aos democratas na necessidade de um inquérito às acusações antes da votação no plenário. Por outro lado, o próprio Kavanaugh manifestou hoje disponibilidade para colaborar com as autoridades depois de, durante o testemunho de quinta-feira, na Comissão Judicial, ter evitado dizer se achava necessária a investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao longo de todo o processo, fui entrevistado pelo FBI, fiz várias chamadas sobre os meus antecedentes com o Senado e respondi diretamente a perguntas sob juramento sobre cada tema que os senadores e os seus advogados pediram. Fiz tudo o que pediram e vou continuar a cooperar”, disse, em comunicado.

O juiz conservador Brett Kavanaugh foi esta sexta-feira aprovado pela Comissão Judicial do Senado numa votação preliminar e de recomendação, cabendo agora ao plenário da câmara alta do Congresso norte-americano confirmar o nome do magistrado.

Esta votação, que estava inicialmente prevista para as 13h30 hora local (18h30 em Lisboa), mas que acabou por ser realizada com atraso, está envolta em forte polémica, uma vez que Brett Kavanaugh, de 53 anos, está a ser acusado de conduta sexual imprópria por pelo menos três mulheres.

Os 11 membros republicanos que compõem o comité votaram a favor da recomendação da confirmação de Kavanaugh no Senado. Os restantes elementos do comité, dez democratas, opuseram-se.

Um senador republicano, Jeff Flake, pediu, no entanto, que a votação final no Senado fosse adiada uma semana, para permitir uma investigação do FBI às acusações que recaem sobre o juiz Kavanaugh, o que acabaria por acontecer devido a um acordo de última hora entre os senadores. Atualmente, os republicanos detêm uma estreita maioria no Senado, 51 lugares contra os 49 dos democratas.