Os trabalhos de investigação galardoados esta segunda-feira com o Prémio Nobel da Medicina levaram à descoberta de um mecanismo de controlo do sistema imunitário que já tem aplicação clínica, havendo já medicamentos em Portugal que tentam usar esse mecanismo.

O coordenador do Programa Nacional para Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, explicou à agência Lusa que o trabalho distinguido com o Nobel da Medicina veio permitir que, na prática clínica, sejam estimuladas as defesas do próprio doente contra células oncológicas. Segundo o especialista português, o norte-americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo descobriram “uma espécie de travão” nas células do sistema imunitário e que é ativado pelas células cancerígenas.

Nobel da Medicina para primeiros trabalhos em imunoterapia contra o cancro

“Hoje em dia já é possível contrariar o efeito deste travão e ajudar a combater as células oncológicas”, afirmou Nuno Miranda, adiantando que há já medicamentos, também usados em Portugal, que tentam utilizar este mecanismo, para tornar mais eficaz o sistema imunitário do doente. No fundo, são fármacos que tentam inibir o travão das células do sistema imunitário, permitindo combater as células oncológicas.

“A Assembleia Nobel decidiu hoje atribuir o Nobel da Fisiologia ou da Medicina 2018 conjuntamente a James P. Allison e Tasuku Honjo pela sua descoberta da terapia do cancro por inibição da regulação imune negativa”, disse o secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR