Quando Cecilia Vega pegou no microfone para colocar uma questão a Donald Trump, durante uma conferência de imprensa nos jardins da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos deixou o recado mesmo antes da jornalista da ABC News começar a falar. “Ela está chocada por eu a ter escolhido. Está num estado de choque”, disse. Vega respondeu: “Não estou, muito obrigada senhor Presidente”.

“Não faz mal, eu sei que não estavas a pensar, nunca o fazes”, rematou Trump. Quando a jornalista lhe pediu que repetisse o comentário, o Presidente norte-americano disfarçou: “Não, continue, continue”.  Cecilia Vega acabou por colocar uma questão sobre a investigação do FBI às acusações de abuso sexual contra o seu nomeado para o Supremo Tribunal, Brett Kavanaugh, mas Trump insistiu que só respondia a questões sobre comércio.

Mais tarde, através do Twitter, a jornalista comentou que “uma conferência de imprensa significa que se pode perguntar qualquer questão”.

Esta não é a primeira vez que o Presidente norte-americano se envolve numa polémica com jornalistas. Em maio de 2016, quando ainda era candidato às presidenciais, Trump acusou um repórter do mesmo canal de ser “um ordinário porque conhece os factos”, dizendo ainda que os jornalistas da área política estão “entre as pessoas mais desonestas” que conheceu na vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trump diz que não bebe álcool e acrescenta que é uma boa notícia para todos

Donald Trump declarou ainda, durante a conferência de imprensa, que o facto de não beber uma gota de álcool é uma boa notícia para toda a gente. “Posso dizer honestamente que nunca bebi uma cerveja na vida”, sublinhou.

“É uma das minhas raras qualidades: não bebo (…) Vocês imaginam o desastre que seria se bebesse?”, acrescentou, entre risos. O Presidente norte-americano tinha sido questionado sobre a relação com o álcool evidenciada pelo juiz Brett Kavanaugh, o seu candidato ao Supremo Tribunal, que é acusado de agressão sexual no início dos anos 1980.

O irmão mais velho de Trump, Fred Jr., morreu depois de uma luta contra o alcoolismo. No passado, Trump descreveu-o como “uma grande pessoa”, mas acrescentando que, apesar de ter aprendido muito com o seu irmão, este “tinha um problema com o álcool”.