789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Menina de cinco anos desaparecida em Cascais encontrada em casa de familiar. PSP critica atitude da mãe

Este artigo tem mais de 5 anos

A versão contada pela mãe da criança indicava que esta tinha desaparecido subitamente. No entanto, a PSP diz ter sido "uma situação que de todo não correspondia ao relatado pela progenitora".

A PSP do Estoril e da Esquadra de Investigação Criminal começaram a realizar diligências por volta das 20h00 de segunda-feira
i

A PSP do Estoril e da Esquadra de Investigação Criminal começaram a realizar diligências por volta das 20h00 de segunda-feira

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A PSP do Estoril e da Esquadra de Investigação Criminal começaram a realizar diligências por volta das 20h00 de segunda-feira

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A menina de cinco anos que desapareceu por volta das 20h00 de segunda-feira, junto ao liceu São João do Estoril, em Cascais, foi encontrada cerca de quatro horas mais tarde, a cinco quilómetros dali: estava em casa de um familiar do pai, em Alcoitão, na freguesia de Alcabideche, confirmou o Observador junto do Oficial de Serviço ao Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

A versão inicialmente contada pela mãe da criança, indicava que Fabrícia estaria com a progenitora numa paragem de autocarros de São João do Estoril quando desapareceu. A mãe teria atendido uma chamada e terá perdido a criança de vista durante alguns momentos. Depois disso, nunca mais a viu.

No entanto, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informou esta terça-feira que a história não foi bem assim: “Foi possível apurar que a mãe da criança solicitou a esta familiar do pai que tomasse conta da mesma por breves instantes enquanto se ia deslocar a um estabelecimento comercial nas imediações do local do desaparecimento”, disseram as autoridades em comunicado. Como a mãe da criança estava a demorar, “a familiar do pai acabou por a levar para a sua residência, na zona de Alcoitão, visto que desde o nascimento da criança que vem tomando conta da mesma”.

Só mais tarde, e depois do desaparecimento ter sido divulgado nos vários meios de comunicação, é que a mãe de Fabrícia confirmou o que realmente aconteceu.

Assim que o alerta para o desaparecimento foi dado, agentes da PSP da Esquadra do Estoril e da Esquadra de Investigação Criminal começaram a realizar diligências junto dos familiares da criança e a efetuar buscas no local. Nas redes sociais, começou também a circular uma fotografia de Fabrícia apelando a quem tivesse informação sobre o seu paradeiro, que contactasse a família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi o pai da criança que, a partir da esquadra da PSP do Estoril, fez vários telefonemas e descobriu que a criança estaria com um familiar. Os pais da menina estão separados e a criança foi entregue pelos polícias ao seu pai, que detém a guarda da criança.

No comunicado enviado esta terça-feira, a PSP deixou ainda uma crítica à atitude da mãe da criança, referindo que “apesar de toda a situação ter tido um final feliz”, todo o alerta para “uma situação que de todo não correspondia ao relatado pela progenitora” levou a “um balanceamento erróneo do dispositivo policial para locais onde efetivamente não são necessários, o que naturalmente prejudica a segurança de toda uma Comunidade, que a PSP pugna por garantir”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora