A segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões arrancou esta terça-feira e para algumas equipas era uma nova oportunidade para colocar um ponto final à seca de vitórias: o Benfica precisava de ganhar em Atenas para não complicar as contas, o Real Madrid queria voltar aos bons resultados e o Manchester United, de José Mourinho, tinha uma oportunidade para provar que a equipa continua na luta, apesar de todos os conflitos internos.

A vontade podia estar lá, mas nem todos saíram satisfeitos. Julen Lopetegui acabou ajoelhado nos relvados da Rússia, Mourinho continua na luta por uma vitória com o United e o Bayern foi surpreendido pelo Ajax em casa. O Benfica, embora reduzido a 10, foi a Atenas quebrar a maldição da Champions, com uma vitória por 3-2 frente ao AEK.

Os encarnados pareciam ter o jogo controlado na primeira parte, com Seferovic a abrir o marcador logo aos seis minutos e Grimaldo a aumentar a vantagem aos 15. No entanto, os gregos entraram na segunda parte a querer mostrar que em casa mandam eles, conseguindo mesmo chegar ao empate, com Klonaridis a bisar aos 53 e 63 minutos. A solução do Benfica chegou depois da expulsão de Rúben Dias e veio do banco: Alfa Semedo, aos 74 minutos, carimbou a vitória dos encarnados.

No outro jogo do grupo E, chegou a primeira surpresa da noite. O Bayern de Munique, que na jornada passada venceu o Benfica, jogou em casa e empatou com o Ajax por uma bola, com Renato Sanches sem sair do banco. O clube alemão arrancou bem, esteve à frente desde os quatro minutos, com um golo apontado por Hummels, mas bastaram 18 minutos para o Mazraoui chegar ao empate. Com este resultado, Bayern e Ajax lideram o grupo E, com quatro pontos, seguindo-se o Benfica com três pontos e o AEK, que continua sem qualquer ponto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No grupo F, o Manchester City de Bernardo Silva conseguiu vencer em casa do Hoffeinheim. A equipa alemã marcou logo no primeiro minuto, pelo argelino Belfodil, mas Agüero não esperou muito até conseguir repor o empate, aos oito minutos. A três minutos do fim, um golo de David Silva deu os primeiros três pontos ao clube inglês nesta edição da Liga dos Campeões.

David Silva marcou o golo que deu os primeiros três pontos ao Manchester City.

Em Lyon, o jogo com o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, acabou empatado 2-2, depois de a equipa ucraniana ter estado a ganhar por 2-0, com um bis de Júnior Moraes. Nos últimos 20 minutos do jogo, a formação francesa conseguiu arrancar um ponto. E bastaram dois minutos para o fazer. Moussa Dembélé apontou um golo aos 70 minutos e Dubois aos 72. O grupo F fica assim com o Lyon na liderança, com quatro, pontos, seguindo-se o City, com três, Shakhtar Donetsk com dois e Hoffeinheim com um ponto.

No grupo G, a noite acabou negra para o Real Madrid. Os merengues iam com a obrigação (e a pressão) de vencer, face à falta de resultados positivos nos últimos jogos. Mas foi o CSKA de Moscovo que saiu com a vitória, conseguiu ajoelhar Julian Lopetegui na Rússia e deixou os adeptos ainda com mais vontade de gritar por Cristiano Ronaldo. A formação russa jogou os últimos minutos com menos um jogador — depois da expulsão do guarda-redes Igor Akinfeev –, mas o golo apontado por Vlasic aos dois minutos foi suficiente.

A equipa de Julian Lopetegui voltou a não conseguir ganhar pela terceira vez consecutiva.

A vitória do CSKA deixa os russos no primeiro lugar do Grupo G com quatro pontos, seguindo-se o AS Roma, que protagonizou a única goleada da noite ao ganhar por 5-0 frente ao Viktoria Plzen, com um hat-trick de Dzeko (3′, 40′ e 90+3′), um golo de Under (64′) e outro de Justin Kluivert (73′). No terceiro lugar do grupo fica, então, o Real Madrid, com três pontos, seguindo-se o Viktoria Plzen, com um ponto.

Por fim, o grupo H. A Juventus não tinha Cristiano Ronaldo, que ficou a ver o jogo na bancada depois de ter sido expulso contra o Valência, mas tinha um Dybala inspirado e pronto para carimbar os três pontos à formação italiana. O avançado argentino inaugurou o marcador logo aos cinco minutos frente aos suiços do Young Boys, que não conseguiam parar o ataque da Juventus. Aos 33 minutos, Dybala faz o 2-0.

A segunda parte poderia ser uma oportunidade para os suíços darem a volta ao marcador, mas aos 69 minutos lá estava o argentino de novo para acabar com as esperanças. Dez minutos depois, o cenário agravou-se com a expulsão de Ali Camara.

Dybala fez hat-trick e deu os três pontos à Juventus.

Menos positiva foi a noite do Manchester United, que voltou a não ganhar pela quarta vez consecutiva, depois do nulo frente ao Valência, que contou com Gonçalo Guedes como titular. A equipa de José Mourinho está agora no segundo lugar, com quatro pontos, num grupo em que é a Juventus que lidera, com seis pontos. O Valência conseguiu o único ponto até agora e os Young Boys não fizeram qualquer ponto.

Esta quarta-feira é a vez do FC Porto entrar em ação no Estádio do Dragão, contra o Galatasaray, às 20h. Os dragões querem conseguir a primeira vitória nesta edição da Champions, depois do empate a uma bola com o FC Schalke 04.

(artigo atualizado à 1h00 com a correção da equipa de Lyon)