Concertos com os UHF, Teresa Salgueiro, Cristina Branco e os Happy Mess, além da presença de Mia Couto para o lançamento do seu último livro, marcam a agenda cultural de Castelo Branco para o último trimestre do ano.

“Como é apanágio da nossa programação, o ecletismo está presente nas diversas propostas musicais, teatrais e ao nível da dança. Os UHF vêm até Castelo Branco comemorar os 40 anos da sua existência, um privilégio para quem gosta deste grupo liderado por António Manuel Ribeiro”, explica o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia. A Agenda Cultura Vibra inclui ainda para o último trimestre do ano um conjunto vasto de outras atividades, como teatro, exposições, dança e literatura.

“A segunda edição do Castelo de Artes – Encontros de Castelo Branco é um dos destaques desta agenda, pois vai de encontro à política cultural de descentralização, de trabalho com os nossos criadores e é um estímulo para todos, através das leituras dos artistas que participam. Praticamente todo o concelho é tocado pela edição deste ano e estou certo de que se constituirá como um sucesso artístico e ao nível da democratização do acesso à cultura”, afirma.

O autarca realça ainda a presença em Castelo Branco de duas grandes vozes da música portuguesa: “Visitam-nos em dezembro, num espaço de apenas 15 dias, Cristina Branco e Teresa Salgueiro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os UHF sobem ao palco do Cineteatro Avenida de Castelo Branco no dia 16 de novembro, pelas 21h30, para celebrar os 40 anos da banda. A esta data, da digressão “40 Anos Numa Noite”, juntar-se-á a edição histórica de três discos raros dos UHF.

Ainda no campo musical, Cristina Branco tem presença marcada para o dia 01 de dezembro, às 21h30, no Cineteatro Avenida de Castelo Branco, e Teresa Salgueiro estará presente no mesmo palco, no dia 12 de dezembro, pelas 21h30.

Os The Happy Mess marcam presença no dia 10 de novembro, no centro Cultural de Alcains, pelas 21h30, onde apresentam o seu terceiro álbum de originais, “Dear Future”.

No campo da literatura, Mia Couto vai estar no Cineteatro Avenida de Castelo Branco, no dia 20 de novembro, pelas 18h30. O escritor moçambicano apresenta o seu último livro, “A água e a águia”, fruto da sua colaboração com a ilustradora para a infância e designer gráfica Danuta Wojciechowska. Os dois autores vão ainda realizar três sessões nos agrupamentos de escolas de Castelo Branco.

“Como podem constatar, a Cultura nas suas mais diversas abordagens é realmente uma aposta estratégica para este município e o facto de esta agenda marcar nove anos de programação regular é um dos sinais concretos deste investimento”, conclui Luís Correia.