Depois das surpresas que alguns jogos de terça-feira trouxeram — como o empate do Bayern de Munique e do Manchester United e a queda do Real Madrid na Rússia — entraram em ação esta quarta-feira mais equipas para disputar a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O FC Porto jogava em casa contra o Galatasaray e queria carimbar a primeira vitória nesta edição da Champions. Mas os turcos queriam continuar a luta no grupo D e não estavam dispostos a facilitar face aos dragões. Numa primeira parte equilibrada, ambas as equipas tiveram oportunidades para inaugurar o marcador. O FC Porto chegou várias vezes à baliza dos turcos, teve tudo para marcar, mas as falhas também foram muitas. Do lado do Galatasaray, o golo também podia ter chegado, mas Iker Casillas brilhou e evitou que saíssem com a vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, Marega, aos 49 minutos, fez o primeiro e único golo da partida, numa estreia do maliano a marcar na Liga dos Campeões. Mas isso não trouxe tranquilidade e até ao final do jogo, os dragões tiveram de suar para chegarem aos três pontos e à liderança do grupo.

No outro jogo do grupo D, o Schalke 04 venceu o Lokomotiv com um golo tardio de McKennie, aos 88 minutos. Eder e Fernandes foram titulares, mas não conseguiram evitar a derrota. O clube alemão partilha agora a liderança com o FC Porto, ambos com quatro pontos, seguindo-se o Galatasaray, com três, e o Lokomotiv, sem qualquer ponto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No grupo A, o Mónaco, de Leonardo Jardim, continua a saga: já são nove jogos consecutivos sem qualquer vitória. Desta vez foi o Borussia Dortmund a vencer, em casa, por 3-0. Sem qualquer golo na primeira parte da partida, foi depois dos 45 minutos que as coisas mudaram em Dortmund. Larsen, que entrou no intervalo, abriu o marcador aos 51 minutos. Aos 70, Paco Alcácer fez o 2-0 para a equipa alemã e, mesmo no final do jogo, Reus aumentou a vantagem.

Também o Atlético Madrid saiu com uma vitória contra o Club Brugge, mas não tão facilmente como a do Borussia. Griezmann marcou o primeiro golo da partida, aos 28 minutos, num jogo que não contou com Gelson Martins, por lesão. Bastaram 11 minutos para o Brugge responder: Groeneveld marca de fora de área e iguala o marcador. Os colchoneros, no entanto, não desistiram e Griezmann voltou à ação, bisando aos 67 minutos. Borussia e Atletico partilham, assim, a liderança do grupo, com seis pontos, seguindo-se o Mónaco e o Club Brugge, ambos com zero pontos.

No grupo B, o Barcelona continua na liderança, desta vez com uma vitória frente ao Tottenham. Coutinho inaugurou o marcardor, logo aos dois minutos, após um passe de Jordi Alba. Aos 28 minutos, o brasileiro não marcou, mas assistiu Rakitic, que fez o 2-0 para os espanhóis. O português Nelson Semedo foi titular na partida.

Aos 52 minutos, Harry Kane ainda relançou o jogo, mas Messi estava lá para não deixar isso acontecer e, quatro minutos depois, apontou o 3-1. Dez minutos depois, Lamela reduz para 3-2 e o Tottenham tenta chegar, pelo menos, ao empate. Messi continuava lá e aos 90 minutos, bisou, novamente com assistência de Jordi Alba, tornando-se o melhor marcador da Champions.

Também o Inter de Milão chegou à liderança do grupo, com uma vitória por 2-1 sobre o PSV Eindhoven. O clube holandês ainda esteve a ganhar, com um golo apontado por Rosario, aos 27 minutos, mas ainda antes do intervalo Nainggolan chegou ao empate pela formação italiana. Aos 66 minutos, Icardi carimbou a vitória do Inter e a liderança partilhada com o Barcelona, com seis pontos. Já o PSV e o Tottenham continuam sem conseguir pontuar.

No grupo C, o Paris Saint-Germain (PSG) jogou em casa e arrancou uma goleada por 6-1 frente ao Estrela Vermelha. Neymar brilhou com um hat-trick (20′, 22′ e 81′) . O último golo foi um livre direto que não deu hipótese de defesa. Os restantes golos foram marcados por Edinson Cavani, aos 37 minutos, Di Maria, aos 41, e Mbappé, aos 70 minutos.

No segundo jogo do grupo C, o Liverpool foi a Nápoles perder por um golo de Insigne ao cair do pano. A formação italiana procurava a primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões e esteve melhor que os ingleses nas duas partes, com Mário Rui a jogar no onze inicial. O vice-campeão europeu, que tinha saído de uma vitória por 3-2 ao PSG, nada conseguiu fazer para evitar a queda.

Contas feitas, o Nápoles lidera o grupo, com quatro pontos, seguindo-se o Liverpool e o PSG, com três pontos. O Estrela Vermelha está em último lugar, com um ponto.