O capitão da Seleção Nacional está debaixo de fogo depois de ter sido publicamente acusado de violação por uma mulher norte-americana com quem terá tido um caso em 2009, em Las Vegas. Cristiano Ronaldo está agora a braços com um processo com a justiça norte-americana, que voltou a abrir o caso. Não há casos iguais e os contornos de cada processo têm as suas especificidades. No entanto, não é a primeira vez que uma estrela mundial do futebol é acusada de violação ou de abuso sexual. David De Gea, Benzema, Ribéry, Muniaín ou Robinho são alguns dos jogadores que já viram os seus nomes associados a crimes sexuais. Muitos acabaram por ser ilibados mas também há quem tenha sido condenado a uma pesada pena.

De Gea e Muniaín

10 de junho de 2016 foi o dia em que arrancou o Euro 2016 em França. Aquele que acabaria por ser de glória para Portugal e de muito má memória para outras seleções e… outros jogadores. Faltavam apenas quatro dias para a estreia da seleção espanhola. De Gea disputava com Iker Casillas a titularidade da baliza de nuestros hermanos e parecia bem encaminhado para vencer essa corrida. Mas uma notícia abalou o balneário naquela manhã de junho e trocou as voltas ao selecionador espanhol: o então jovem guarda-redes do Machester United estava a ser acusado de ter participado, juntamente com Muniaín, num caso de abuso sexual. O primeiro dia da competição foi também o primeiro dia do resto de um processo que terminaria com a absolvição dos dois jogadores.

Em causa, estava um encontro que dois jogadores tinham mantido em 2013 com duas mulheres num hotel de cinco estrelas em Madrid, uma delas a vítima. Segundo a acusação, a mulher terá mantido relações sexuais com Muniaín e com outro futebolista que não conseguiu inicialmente identificar – mas que se trataria de Isco, algo que nunca veio a confirmar-se. De Gea estava a ser acusado de ter organizado o encontro em conluio com Torbe, o maior produtor da industria pornográfica espanhola que se encontrava, então, detido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O caso levantava algumas dúvidas mas foi suficiente para retirar a titularidade a De Gea, que perdeu o lugar para Casillas.

De Gea e Muniain envolvidos em escândalo sexual

O tormento não durou muito tempo para nenhum dos jogadores envolvidos. No dia 23 de agosto, Muniaín e De Gea foram declarados inocentes. O caso foi suficiente para ensombrar o arranque da seleção de Espanha no Euro 2016 e para colocar o nome dos dois jogadores nas manchetes mas pelas piores razões. Tudo não passou de um pesadelo.

Robinho

Robinho foi tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro desde que apareceu e rapidamente entrou na rota dos grandes clubes europeus. Apesar de nunca se ter afirmado como um dos melhores do mundo, chegou a ter épocas de grande nível, afirmando-se como uma autêntica estrela. Foi, por isso, com muita surpresa que o mundo futebolístico recebeu a notícia de que o brasileiro tinha sido condenado a uma pena de nove anos de prisão por ter violado em grupo uma jovem mulher numa discoteca de Milão em 2013.

A condenação foi tornada pública a 23 de novembro de 2017 mas o caso remonta aos tempos em que Robinho jogava no AC Milan. A justiça italiana analisou as provas recolhidas e considerou que os cinco homens que participaram no ato eram todos culpados, embora com graus de gravidade diferentes. Para o jogador brasileiro, foi destinada uma pena de nove anos de prisão.

Quando foi proferida a condenação, Robinho estava a representar o Atlético Mineiro. O que acabou por ser benéfico para o jogador, já que no Brasil não existe a possibilidade de extradição. O jogador não podia sair do país porque corria o risco de ser detido e entregue à justiça italiana. O caso encontra-se atualmente em fase de recurso.

Atualmente com 33 anos, o jogador representa os turcos do Sivasspor. Enquanto decorrer a fase de recurso do processo a pena fica suspensa.

Já em 2009 o brasileiro, então jogador do Manchester City, tinha sido acusado de violação por uma jovem britânica de 18 anos. O processo acabou por ser arquivado e Robinho ilibado por falta de provas.

Benzema e Ribéry

Os franceses Franck Ribéry e Karim Benzema foram absolvidos num caso em que eram acusados de terem pagado pelos serviços de uma prostituta menor de idade. O caso alongou-se no tempo e fez correr muita tinta — mas acabou com a ilibação dos dois franceses.

Ribéry e Benzema admitiram sempre que tinham mantido relações sexuais com a mulher que os acusava. No entanto, negavam saber a idade de Zahia Dehar, que era de facto menor de idade na altura em que se envolveu com os dois jogadores embora tenha garantido perante os jogadores que era uma mulher adulta.

A própria reconheceu em tribunal ter mentido aos jogadores sobre a sua idade. O envolvimento com os dois jogadores aconteceu em dois momentos diferentes. Com Ribéry manteve relações sexuais em 2009 na sua festa de aniversário, em Munique, quando tinha 17 anos. Além de desconhecer a idade da prostituta, Ribéry nega ter pagado pelo serviço.

Já com Benzema o encontro aconteceu em 2008, na noite em que foi eleito o melhor jogador francês do ano. Dehar tinha, então, 16 anos e o francês ter-lhe-á pagado cerca de 700 dólares.

Embora a prostituição seja legal em França, as prostitutas não podem ter menos de 18 anos. O juiz decidiu encerrar o caso por entender que não havia provas suficientes para avançar com a acusação.

Van Persie

O holandês tinha 21 anos e representava os londrinos do Arsenal quando, numa visita ao seu país natal, foi detido em plena cidade de Roterdão. Corria o ano de 2005. O avançado estava acusado de abuso sexual. Foi levado para a esquadra e esteve detido durante 14 dias até poder voltar para Inglaterra.

Uma modelo nigeriana com quem tinha sido visto numa discoteca da cidade algumas noites antes acusava Robin Van Persie de a ter violado. Depois de prestar declarações, o jogador foi libertado e o caso prosseguiu os trâmites legais.

O caso acabaria por ser arquivado por falta de provas e o jogador holandês ilibado de todas as acusações. A própria mulher que o acusou viria a admitir mais tarde que não teria havido abuso sexual.

O jogador acabou por reconhecer que tinha mantido relações sexuais com a modelo nigeriana. Robin Van Persie, que se tinha casado um ano antes, chegou a ter o casamento em risco mas a mulher acabou por perdoar a traição.