789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vinho, cervejas e petiscos. Os eventos que não vai querer perder

Este artigo tem mais de 5 anos

Milhares de vinhos em prova, um Oktoberfest em Lisboa e petiscos até mais não. Reunimos mais de uma dezena de eventos para que, até ao final do ano, não deixe de comer e beber muito bem.

i

iStockphoto/munandme

iStockphoto/munandme

(O Observador compromete-se a atualizar este artigo sempre que achar necessário ou ficar a par de mais eventos)

4 de outubro a 4 de novembro – Rota do Petisco

A oitava edição da Rota do Petisco vai correr o Algarve de lés a lés. Ao todo, há 277 estabelecimentos que aderem à iniciativa já a partir desta quinta-feira, dia 4, que se estende a 13 concelhos — Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim. O menu “Petisco” (petisco + bebida) custa apenas 3 euros e o menu “Doce Regional” (sobremesa + bebida) 2 euros. Até 4 de novembro será possível experimentar a gastronomia algarvia a preços não turísticos. Mais informações aqui.

4 a 6 de outubro – Prove Viseu Dão Lafões

Mercado gourmet, conversas sobre vinho, degustações em restaurantes e sessões de cozinha com chefes conhecidos (como Chakall e Diogo Rocha). Esta é a agenda do evento organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e seus parceiros, que acontece entre 4 e 6 de outubro. A acontecer em Mangualde, no Largo Dr. Couto, a iniciativa vai dar destaque aos produtos da região, dos vinhos certificados do Dão que tanta atenção merecem ao já consagrado queijo da Serra da Estrela DOP. Os enchidos, o mel, os frutos vermelhos e a doçaria também são chamarizes. Todos os detalhes estão disponíveis no site oficial (a entrada é grauita).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 a 7 de outubro – Oktoberfest no Campo Pequeno

Não é preciso ir a Munique, na Alemanha, para desfrutar do Oktoberfest. A mais recente edição de “Cerveja em Lisboa” invade a Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, já esta quarta-feira, com as portas a abrirem às 16h e a fecharem às 00h. Até dia 7 vai poder provar várias cervejas nacionais, internacionais e artesanais num ambiente de festa com animação permanente num palco central e com performances itinerantes. Também estão prometidos DJ (bilhetes entre os 2 e os 5 euros).

Até 7 de outubro – Rota de Tapas Estrella Damm

Está quase a terminar a edição de outono da Rota de Tapas Estrella Damm. Ao todo, 120 restaurantes de Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu uniram-se a favor de uma só causa: celebrar a gastronomia nacional e local na companhia de cerveja. Os diferentes estabelecimentos oferecem até ao próximo domingo tapas tão diversas como bruschettas, ossobuco ou alheira de caça, entre outras sugestões, a serem harmonizadas com Estrella Damm, por apenas 3 euros. O mapa de restaurantes aderentes pode ser consultado aqui.

Até 7 de outubro – Francesinha na Baixa

Até 7 de outubro é possível harmonizar francesinhas e petiscos selecionados com as cervejas Super Bock Seleção 1927. O Francesinha na Baixa instalou-se na praça D. João I, no Porto, desde o dia 27 de setembro. As cervejarias e as “casas de renome” da Invicta marcam presença na iniciativa que, este ano, conta com uma novidade: a Sommelier Table permite ficar a conhecer e degustar as melhores harmonizações entre francesinhas e as cervejas da marca já referida, sugestões feitas por uma beer sommelier. O evento funciona das 12h às 23h, na quarta e na quinta, e das 12h às 00h, na sexta e no sábado (até às 17h, durante a semana, a entrada é gratuita; nos outros horários e dias, tem um custo de 3 euros e inclui oferta de uma cerveja).

© DR

12, 13 e 14 de outubro – Festa do Vinho e das Vindimas

Ainda se conhecem poucos detalhes do evento, mas em 2017 houve mostra vitivinícola e de produtos regionais, prova de vinhos, artesanato, folclore, bailes e passeios — o desfile etnográfico, que se repete em 2018, deverá ser um dos momentos altos. O ideal é ficar atento à página de Facebook da Junta de Freguesia de Bucelas. As atividades acontecem no espaço envolvente ao Museu do Vinho e da Vinha, em Loures (a é entrada gratuita).

Até 13 de outubro – Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo

Um petisco e um copo de vinho por 4,5 euros. Um total de 14 restaurantes lisboetas aderiram à iniciativa. A repetição da rota deve-se ao sucesso do ano passado, pelo que a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo voltou a fazer das suas. Os restaurantes envolvidos — By The Wine, Carnalentajana, Companhia do Largo, Livraria-Bar Menina e Moça, Lost In, Santos-O-Vinho, Chutnify, Chiveve, Malaca Too, Boteco Da DRI, Maritaca e TOPO (Belém, Chiado e Martim Moniz) — aceitaram o desafio de recriarem um petisco do Alentejo ou do mundo acompanhado por um copo de vinho daquela região, sendo que a harmonização é sempre responsabilidade do estabelecimento.

13 a 15 de outubro — Vinhos do Alentejo em Lisboa

Finda a rota dos petiscos, a respetiva CVR leva ao Centro Cultural de Belém os vinhos que melhor expressam aquela região. O evento anual acontece a um sábado e domingo, com a segunda-feira destinar-se a um público mais profissional. Além das habituais provas de vinho, haverá um programa paralelo com atividades relacionadas com a bebida e comida em destaque. O evento está a compor-se e o melhor é ficar atento a esta página.  A julgar pelas edições anteriores, a participação no evento terá um custo de 3 euros.

19 a 21 de outubro – Mercado de Vinhos no Campo Pequeno

O Campo Pequeno recebe cerca de 150 produtores de vinho portugueses naquela que é a 7º edição do Mercado de Vinhos que, em 2018, tem como região convidada o Dão. A ideia é dar visibilidade a pequenos e médios produtores e ficar a conhecer o potencial dos vinhos portugueses. No programa desta edição estão incluídas conversas com produtores e com os enólogos que, em discurso direto, vão falar do seu trabalho. A entrada custa 6 euros e inclui copo e 2 euros em vales para descontar na compra de um vinho. Os horários podem ser consultados aqui.

19, 20 e 21 de outubro – Wine in Azores

A ilha de São Miguel, nos Açores volta a receber aquele que é descrito como sendo um festival de vinho e de gastronomia e, ao mesmo tempo, “o maior evento empresarial dos Açores”. Os números ajudam a compor o cenário: em 2017, a feira recebeu mais de 20.000 visitantes e marcaram presença cerca de 200 expositores. A décima edição do evento acontece entre as 16h e as 22h, no dia 19, e entre as 15h e as 21, nos restantes dias. Findo o horário para a prova de vinhos, a Gin Tasting e a venda de vinhos continua, pelo menos até às 24h.

até 31 de outubro – Sofitel Wine Days

A sétima edição do Sofitel Wine Days junta 130 hotéis da marca em todo o mundo que, até ao dia 31 de outubro, unem-se para celebrar o vinho à mesa. No Sofitel Lisbon Liberdade, no restaurante AdLib, existe um menu composto por seis pratos, no valor de 60 euros por pessoa, onde em destaque vão estar vinhos nacionais, dos produtores Filipa Pato, Anselmo Mendes, Lavradores de Feitoria, Lima Mayer e Rozès. O menu fica a cargo do chef executivo Daniel Schlaipfer. O vinho também chega ao mar Intra-Muros, onde mixologistas vão criar cocktails de autor inspirados em castas nacionais.

© DR

26 a 29 de outubro – Grandes Escolhas Vinhos & Sabores

A FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, recebe aquela que é a segunda edição da feira Grandes Escolhas Vinhos & Sabores. Centenas de produtores de todas as regiões do país rumam ao Pavilhão 1 para dar a provar aos visitantes os milhares de vinhos em degustação — escolher o que bebericar é, talvez, o exercício mais difícil do evento. Provas comentadas de “grandes vinhos” fazem parte do programa de uma iniciativa que, em 2017, recebeu cerca de 15 mil curiosos. É de ficar atento à página oficial.

3 e 4 de novembro – Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores

A 19º edição do evento volta a ocupar o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Entre as 14h e as 20h nos dias 3 e 4 de novembro é possível ficar a conhecer algumas das mais de 400 marcas presentes, com cerca de 2.500 vinhos em prova — o evento também continua a 5 e 6, dias destinados ao público profissional. Todas as regiões de vinho portuguesas vão estar presentes. Do programa também fazem parte provas comentadas, conversas sobre vinho e speed-tastings num ambiente informal e descontraído. Bilhetes disponíveis aqui.

1 de dezembro – Adegga WineMarket

O Adegga WineMarket está de regresso a 1 de dezembro (das 14h às 21h), mas desta vez mudou de morada. Em vez de um hotel, a iniciativa acontece no armazém ONE16, em Marvila, tal como se lê na página oficial do Adegga. 500 vinhos de 70 produtores previamente selecionados vão estar em prova. O evento vai dar destaque aos vinhos biológicos e volta a dar uso ao SmartWineGlass, para que o consumidor nunca se esqueça do que bebeu. Todas as informações estão disponíveis aqui.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora