A última sondagem da Datafolha antes da primeira volta das eleições presidenciais brasileiras, agendada para este domingo, prevê uma vitória folgada do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro.

Segundo a Datafolha, a intenção de voto em Jair Bolsonaro é de 35%. No entanto, quando retirados os votos nulos e brancos, a percentagem de votos válidos é ainda maior, subindo aos 39%. Desta forma, e a confirmarem-se estes valores, Bolsonaro precisaria apenas de conquistar mais 11% de eleitores na segunda volta para ser o próximo Presidente do Brasil.

Em segundo lugar, a Datafolha continua a colocar Fernando Haddad, do PT. O candidato que os trabalhistas escolheram para substituir Lula no boletim de voto tem uma intenção de voto de 22%. Quando considerados apenas os votos válidos, Fernando Haddad chega aos 25%.

A sondagem prevê ainda que Ciro Gomes (PDT) vai ficar em terceiro lugar com 13% e que Geraldo Alckmin (PSBD) ficará com a quarta posição, com 9%. O quinto lugar deverá ser de Marina Silva (REDE), com 4% — uma sombra dos 19,33% de 2010 e dos 21,32% de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segunda volta empatada entre Haddad e Bolsonaro

A Datafolha também colocou aos inquiridos uma pergunta sobre a segunda volta, mas aqui os resultados são menos conclusivos. A previsão é a de 44% para Bolsonaro e 43% para Haddad, sobrando ainda 10% de eleitores que querem votar em branco, nulo ou que ainda não decidiram.

Uma vez que a sondagem da Datafolha conta com uma margem de erro de 2%, a segunda volta parece agora estar empatada. Porém, é provável que a aproximação da segunda volta — agendada para 28 de outubro — venha clarificar esta situação, uma vez que a tendência tem sido para a diminuição abrupta de indecisos e votos brancos ou nulos.

A sondagem da Datafolha foi realizada entre 3 e 5 de outubro e contou com 10930 participantes em 389 cidades do Brasil.