Cerca de 85 concelhos de doze distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos que estão sob este alerta do IPMA pertencem aos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Guarda, Bragança, Viseu, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vento soprará fraco, soprando moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste nas terras altas do norte e centro a partir da tarde. No Algarve, o vento será fraco a moderado de leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na serra de Monchique.

Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro. Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões norte e centro, em especial no litoral.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 30 graus centígrados em Lisboa, 32 em Beja, 27 em Faro e Bragança, 22 no Porto.